Você está em: Clikaki »   Educação » Geografia » O que é o estreito de Bering

O que é o estreito de Bering

Mundo

Separando a Rússia do Alasca, o estreito de Bering é um dos locais mais remotos da Terra.

O estreito de Bering.

O estreito de Bering.

O estreito de Bering se localiza no círculo polar ártico, em uma das regiões mais remotas e desoladas do planeta Terra. Ali, no inverno, a temperatura cai para 60 graus abaixo de zero. O estreito de Bering é uma estreita faixa marítima que separa o Alasca da Rússia por 88 quilômetros de águas geladas, com cerca de 30 a 50 quilômetros de profundidade. Entre os dois continentes fica localizada a Ilha Diomedes.

Porém, acredita-se que nem sempre o estreito de Bering foi assim. Há cerca de 20 mil anos atrás, durante a última Era do Gelo, os níveis do mar caíram tanto que uma ponte de terra surgiu ali, naquele local. A ponte de gelo deve ter durado poucos milhares de anos, mas foi tempo suficiente para que nômades da Ásia conseguissem acesso para as Américas do Norte e do Sul.

88 Km separam o Alasca da Rússia.

88 Km separam o Alasca da Rússia.

Hoje em dia, levantaram-se várias hipóteses de se construir uma ponta no mesmo local. Isso elevaria em muito a economia entre os Estados Unidos e a própria Rússia. A ponte ficaria a cerca de 100 km de altura acima do nível do mar. Assim, uma viagem de carro da América até a Rússia, levaria menos de uma hora, de carro. Tal ponte também seria conhecida como “Ponte Internacional da Paz”. Cogita-se também a ideia de se construir um túnel para ligar ambos os continentes.

Mas, ambas as construções são extraordinariamente difíceis. Seria uma das façanhas de engenharia mais ousadas da história. Nenhuma ponte jamais foi construída desse tamanho, assim como também nenhum outro túnel foi construído assim. Os materiais usados deveriam suportar o congelamento e o descongelamento deles. Os operários, em superfície deveriam aguentar cerca de 40 graus de temperatura abaixo de zero.

Apesar disso, muitos acreditam na possibilidade da criação de uma ponte, que mudaria o cenário do nosso Planeta Terra.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas