Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » O que é o movimento Outubro Rosa

O que é o movimento Outubro Rosa

Conscientização

O movimento Outubro Rosa é uma campanha de conscientização de prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama voltado para a sociedade e para as mulheres

campanha-de-conscientizacao-outubro-rosa

Campanha de conscientização “Outubro Rosa”. (Foto: Divulgação)

Entre as doenças que mais matam as mulheres em todo o mundo, destaca-se o câncer de mama. Por isso, a conscientização e a prevenção dessa doença é um dos fatores mais importantes da saúde feminina.
Para lembrá-las da importância de procurar um médico especializado para realizar um exame de mamografia, o movimento “Outubro Rosa” é comemorado durante todo o mês de outubro. A campanha tem como símbolo um laço da cor rosa.

Tudo começou nos Estados Unidos, quando os seus Estados realizavam campanhas de conscientização isoladas para a população. Daí, com o passar do tempo, o Congresso Americano adotou o mês de Outubro como o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama. As ruas são decoradas com laços rosas em locais públicos e acontecem desfiles com mulheres sobreviventes do câncer.

Quem deseja participar do movimento, basta trocar a iluminação exterior da casa para a cor rosa. Essa iluminação se torna como um alerta para as mulheres que devem se lembrar de procurar um médico, se ainda não fizeram.

Camisa Outubro Rosa

Vista essa camisa. (Foto: Reprodução)

Muitos pontos turísticos e monumentos históricos aqui e no mundo participam ou já participaram da campanha. Em 2008, o Cristo Redentors no Rio de Janeiro foi iluminado pela cor rosa. Em 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. Por uma causa tão nobre, a popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo e hoje o mês é mundialmente conhecido. O Obelisco do Ibirapuera teve suas cores iluminando em cor-de-rosa em 2002.

O objetivo da campanha é chamar a atenção das mulheres para que façam o diagnóstico e o exame no mês de outubro, mas deve se levar em consideração que a doença surge não apenas neste mês e sim, em qualquer época do ano. Portanto, é imprescindível que a mulher esteja atenta a sua saúde e realize exames periodicamente.

Faça parte dessa campanha e sensibilize outras mulheres a realizar o exame de mamografia. Para se ter uma ideia, de cada 10 mulheres que são diagnosticadas com a doença, três morrem, de acordo com o INCA, órgão do Ministério da Saúde.

Exames que diagnosticam o câncer de mama:

Mamografia: É o melhor método do de detectar precocemente o câncer de mama. O primeiro exame deve ser feito a partir dos 35 anos. Através dele é possível encontrar microcalcificações que geralmente são os primeiros indícios de uma fase inicial do câncer de mama.

Ultrassonografia mamária: O exame costuma ser rápido, não substitui a mamografia, mas pode ser considerado um complemento dele. Avalia se a mama possui nódulos , císticos ou sólidos.

Auto-exame: O INCA não incentiva que as mulheres se deem convencidas pelo auto exame. É de extrema importância que todas as mulheres passem por um exame físico por especialistas.

Como fazer o auto exame de mama:

De frente para o espelho, sem roupa, observe se ambos os seios estão iguais. Levante os braços e avalie se as mamas estão iguais e os mamilos na mesma altura. Estenda a mão direita na nuca e com a mão esquerda palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços. Pressione suavemente com os dedos nos mamilos e na aréola, observando se sai algum líquido. Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção a mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha. Deitada na cama, coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas