Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » O que é o parasitismo e qual sua relação com a natureza

O que é o parasitismo e qual sua relação com a natureza

interessante

...o parasitismo é uma relação interespecífica em que indivíduos de uma espécie instalam-se no corpo de indivíduos de outra espécie, do qual retiram alimentos, prejudicando o hospedeiro... veja tudo sobre o parasitismo.

Parasitismo

O parasitismo é uma relação interespecífica em que indivíduos de uma espécie instalam-se no corpo de indivíduos de outra espécie, do qual retiram alimentos, prejudicando o hospedeiro.

Os indivíduos que se instalam no outro são chamados de parasitas e os que os abrigam são os hospedeiros.

Entre as plantas parasitas, o grande exemplo brasileiro é o cipó-chumbo (cuscuta), que pode ser observado sob forma de numerosos fios amarelados na planta hospedeira.

O cipó-chumbo tem cor amarelada, é desprovido de clorofila, não realiza fotossíntese, sendo, portanto, incapaz de produzir o próprio alimento como fazem as plantas em geral. Ele emite pequenas raízes que penetram o caule da hospedeira, chegando até ás estruturas (vasos liberianos ou crivados) onde circula os nutrientes orgânicos (seiva elaborada).

Outra planta da flora brasileira com característica de parasitismo é a erva-de-passarinho. Como o cipó-chumbo, ela também vive sobre uma hospedeira. No entanto, possui folhas verdes e faz fotossíntese, retirando da planta hospedeira a seiva bruta, de onde obtém a água de que necessita. Por não retirar seiva elaborada, que contém a matéria orgânica, a erva-de-passarinho não é considerada parasita verdadeiro e sim hemiparasita (hemi – Quase, meio).
Os exemplos de planta parasitas são poucos numerosos, estando o parasitismo difundido principalmente entre os animais e os microrganismos.

Os parasitas tanto podem localizar-se dentro quanto fora do corpo do hospedeiro, sendo, então, classificados em endoparasitas e ectoparasitas (endo= dentro, ecto = fora).

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Ernesto José comentou:

É bom aprender Biologia!

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas