O que é o relógio biológico

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » O que é o relógio biológico





Todos nós temos um relógio interior.

Todos nós temos um relógio interior.

Não é apenas o ser humano que consegue medir o tempo, todos os seres vivos têm um instinto que relaciona as suas funções vitais com a passagem do tempo. Esse relógio não só diz quando é a hora certa de comer ou dormir, e sim coisas bem mais complexas.

O primeiro a fazer o uso da expressão “relógio biológico” foi o astrônomo Jean Jacques, que viveu entre os anos 167 e 1771.

Jean Jacques percebeu que uma planta abria as folhas de manhã e as fechava a noite, daí ele teve a ideia de levá-la até um porão sem a luz do Sol. Mesmo assim, o abrir e fechar da planta continuou nos mesmos horários! Com isso ele descobriu que a planta tinha uma noção intuitiva e instintiva do tempo que havia passado.

Relógio Biológico

Exemplo de relógio biológico desregulado.

O relógio biológico é simplesmente fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Animais precisam saber, por exemplo, quando virá o inverno, para guardar o alimento ou migrar para onde haja Sol.

Nós, seres humanos, também temos esse relóginho, pode se perceber isso pelo simples fato de termos sono todas as noites. É claro que essa vida agitada na cidade pode atrapalhar um pouco nosso relógio, mas nós devemos obedecer o nosso horario, por assim dizer.

Vários de nossos instintos mais básicos como a necessidade de dormir, de comer, de beber não acontecem porque dormimos, comemos ou bebemos recentemente. Na verdade, o nossos relógio biológico diz quando precisamos e devemos fazer algo. Embora tenhamos um relógio interno, o ritmo não é o mesmo para todos. A média é de 24 horas e 15 minutos, mas para alguns pode ser de 22 horas, outros 25 horas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes