O que é o Trio de Ferro?

Gostou? Seja +1!

Categoria: Futebol
Postado em:
Home » Futebol » O que é o Trio de Ferro?





trio-de-ferro

Corinthians, Palmeiras e São Paulo são os três clubes que formam o Trio de Ferro.

Trio de Ferro é o nome dado a um tríade formada por três dos grandes clubes tradicionais do futebol paulista, sendo eles: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Os três clubes juntos possuem uma tradição incrível no futebol brasileiro, já que estão entre os maiores detentores de títulos futebol nacional, além disso já cederam em diversas ocasiões atletas para representar a nossa seleção verde e amarela.

Dentre as três equipes a mais antiga é o Corinthians, que foi fundado em 1910, logo em seguida vem o Palmeiras, fundado em 1914 quando ainda se chamava Palestra Itália. O mais "jovem" dos três é o São Paulo, fundado em 1930.

Palestra Itália era o antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Palestra Itália era o antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras.

A primeira vez que o termo Trio de Ferro foi utilizado foi na década de 1920, nessa época o Corinthians, o Palestra e o Club Athlético Paulistano passaram a "papar" títulos um atrás do outro, se tornando assim os clubes com mais títulos e torcedores do futebol paulista. Até aquele período o futebol ainda não era um esporte profissional no Brasil, e o Club Athlético Paulistano era o maior vencedor das competições paulistas.

O Paulistano foi fundado no final de dezembro de 1900, e dos possíveis 28 Campeonatos Paulistas, a equipe levantou 11 taças. Além disso, ela contava em seu elenco com o maior jogador amador brasleiro do período, o atacante Arthur Friedenreich.

O Paulistano foi o predecessor do São Paulo Futebol Clube.

O Paulistano foi o predecessor do São Paulo Futebol Clube.

Porém em 1929, o futebol estava cada vez mais profissional, e o Paulistano, por se apegar às raízes amadoras, acabou fechando seu departamento de futebol. Alguns diretores do clube indignados com o ocorrido, se juntaram com remanescentes da extinta Associação Atlética das Palmeiras, para fundar o São Paulo FC, chamado na época de São Paulo da Florestas.

Devido a problemas financeiros e políticos o tricolor teve de fechar as portas, e em 1935 foi refundado, e a partir da década de 1940, voltou a dividir as conquistas paulistas com o Palmeiras e com o Corinthians.

Apesar de terem torcidas grandes, os times não eram tão reconhecidos mundialmente quanto o Santos de Pelé, que conquistou diversos títulos entre as décadas de 50 e começo de 70, quando foi considerada uma das maiores equipes da história do futebol mundial.

Elenco do Corinthians de 1914, ano em que o clube conquistou seu primeiro Campeonato Paulista.

Elenco do Corinthians de 1914, ano em que o clube conquistou seu primeiro Campeonato Paulista.

A primeira aparição mundial de uma das equipes do Trio de Ferro foi quando o Palmeiras conquistou o torneio internacional, disputado 1951 aqui no Brasil, que é considerada a primeira competição interclubes da história a contar com equipes de mais de um continente. Porém, até hoje a Fifa ainda não reconhece o título oficialmente. Na ocasião os times de maior destaque que disputaram o título foram: Vasco da Gama e Palmeiras, do Brasil; Juventus, da Itália; Nacional, do Uruguai; e o Sporting, de Portugal, entre outros.

Em seguida foi a vez do São Paulo brilhar internacionalmente ao conquistar a Taça Libertadores da América de 1992 e 1993 e os títulos da Copa Intercontinental de Clubes nos mesmos anos, ao derrotar equipes como o Barcelona, da Espanha, e o Milan, da Itália. Já o Corinthians, apareceu para o mundo em 2000, quando conquistou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, que contava com o temível Real Madrid, da Espanha.

A união do Trio de Ferro

O Trio de Ferro já se uniu em um mesmo time, camisa e torcida em duas oportunidades. No Combinado Corinthians, Palestra Itália e São Paulo contra o Combinado de Jogadores Mineiros, realizado no dia 26 de março de 1941 no Estádio do Pacaembu, nessa ocasião o Trio de Ferro acabou saindo derrotado de campo por 3 a 0. Na segunda oportunidade um empate pro 1 a 1 contra o Combinado River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina, no dia 21 de janeiro de 1948 também no Pacaembu.

Juntos até o momento os três clubes contam com um total de 202 títulos, e a expectativa é que esse número cresce mais e mais no decorrer dos anos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes