Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » O que é Psicomotricidade?

O que é Psicomotricidade?

Movimentos

Psicomotricidade é considerada a técnica dos movimentos, do equilíbrio, esta relacionada ao cognitivo, e ao psíquico. Profissionais que se dispõe a trabalhar na área de psicomotricidade pode atuar em vários lugares como em hospitais, escolas, atendimento domiciliar, academias, casas de repouso.

Corpo em Movimento

Corpo em Movimento

Psicomotricidade é uma área da psicologia, que une o movimento com o psiquismo, técnica destinada basicamente a crianças utiliza o corpo em movimento como meio de relação da criança consigo própria, com o terapeuta e, também com o espaço, o tempo e os objetos. Já que os movimentos é a primeira forma do pensamento, condicionando o aparecimento do pensamento abstrato.

O objetivo da estimulação psicomotora centra-se na criança como um todo levando em conta os aspectos funcionais e os relacionais. Os bebes, por exemplo, começam a perceber o mundo através de suas percepções, a dor, sensações auditivas, visuais, essas e outras permitem que a criança conheça o mundo a sua volta e comece a interagir com ele. É durante a primeira infância, que se revela muito importante a valorização das ações da criança e o incentivo à exploração de todas as formas possíveis de expressão motora, gráfica, verbal, sonora, plástica, etc.…

Para que serve o treino de psicomotricidade?

A intervenção ao nível da psicomotricidade pode também ser usada como técnica preventiva há a intenção de promover e estimular o desenvolvimento, incluindo a melhoria de competências de autonomia ao longo de todas as fases da vida de uma pessoa.

Como estimular a psicomotricidade?

A psicomotricidade pode ser estimulada através de jogos funcionais ou motores, cuja função é dar harmonia aos gestos e aumentar a sua eficácia. Pode também recorrer-se a jogos simbólicos ou de imaginação, que favorecem a passagem do nível sensório-motor para o nível da representação (estágios de Piaget). Por seu turno, os jogos de construção, permitem uma evolução mais rápida para uma adaptação mais precisam à realidade, os jogos com regras, facilitam o desenvolvimento da cooperação.

Materiais como caixa de papelão, almofadas, espelhos, sacos de areia, também são objetos que podem ser usados nas sessões.

Profissionais que podem participar da psicomotricidade

Vários profissionais podem ajudar na pratica de psicomotricidade, pode ser trabalhada com vários ao mesmo tempo o que é ainda melhor alguns deles são: fisioterapeuta, pedagogo, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo, professor de educação física, terapeuta ocupacional, médico, músico, psicomotricista, entre outros.

Contudo a psicomotricidade pode ser potencializar e muito o desenvolvimento das habilidades corporais coordenação, orientação espacial, e temporal, além de estimular o melhor entendimento sobre si, sobre o outro, e sobre o mundo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas