Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » O que é puberdade?

O que é puberdade?

A puberdade é, de maneira bem fácil de entender, as mudanças que acontecem no corpo da pessoa que o prepararam para gerar uma criança.

O que é puberdade?

A puberdade é, de maneira bem fácil de entender, as mudanças que acontecem no corpo da pessoa que o prepararam para gerar uma criança. Esse processo leva um tempo até chegar ao seu estágio final e afeta muito mais do que apenas os órgãos reprodutores.

As meninas geralmente entram mais cedo na puberdade do que os meninos, elas entre 10 a 12 anos de idade e eles entre 12 e 14. Cada pessoa tem seu ‘relógio biológico’ que diz quando começarão as mudanças da puberdade, então tem nada de errado se entrar na puberdade antes ou depois de seus colegas.

Independente de quando aconteça, a puberdade vai afetar sua aparência, suas emoções e a maneira como você encara as coisas.

Sinais da puberdade

Nos meninos a testosterona e nas meninas estrogênio. As transformações hormonais que começam a acontecer no corpo dão inicio a puberdade. De fato, desde quando você nasceu, o crescimento do seu corpo físico nunca teve um desenvolvimento tão rápido quanto no início da puberdade.

Nessa fase, talvez você se sinta meio desajeitado. É e algumas partes do seu corpo podem estar se desenvolvendo em ritmos diferentes. É durante esse tempo que você fica mais alto, dá aquela famosa “esticada”.

Na puberdade, as meninas começam a menstruar. Mas não fique assustada, porque isso é um sinal de que seu corpo está funcionando bem. É bem provável que você, de uma hora para a outra, tenha que se acostumar com essas mudanças, até porque, todo mês vai acontecer a mesma coisa.

Algumas surpresas desagradáveis também aparecem como o aumento: da transpiração e a própria acne e espinhas.

Outro sinal da puberdade é o aumento em seu desejo sexual. Essas alterações hormonais vão despertam esse desejo no adolescente, que nesse período talvez comecem a ter relações.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas