Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » O que é Sociologia resumo

O que é Sociologia resumo

Sociedade

A Sociologia é uma disciplina humanística, que faz com que nós passemos a refletir mais no dia a dia da sociedade ao nosso redor.

Augusto Comte foi o primeiro criador do termo Sociologia

Augusto Comte foi o primeiro criador do termo Sociologia

Basicamente a Sociologia é uma das ciências humanos que estuda a sociedade como um todo, desde sua organização social até os processos que ligam um indivíduo a grupos, instituições e associações. Ao contrário da Psicologia que estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia busca estudar os fenômenos sociais, tentando compreender mais como são constituídas as sociedade e suas culturas.

O primeiro criador do termo Sociologia foi Augusto Comte em 1838, ele pretendia unificar todos os estudos relacionados ao ser humano, como a História, a Psicologia e a Economia. Mas a Sociologia só teve seus fundamentos institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.

O início da sociedade moderna fez com que a Sociologia se tornasse uma disciplina no século XVIII. Outros acontecimentos futuros como a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, a queda das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente, fizeram com que o Sociologia crescesse ainda mais, para que ela pudesse estudar as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.

Uma das funções da Sociologia é observar os fenômenos que estão sempre se repetindo nas relações sociais, para que assim eles possam formular explicações gerias ou teóricas sobre o fato social. Como por exemplo. explicar o significado e a importância do surgimento do capitalismo na vida dos cidadãos.

sociedade

Os sociólogos estudam as estruturas da sociedade, como classes sociais, grupos étnicos etc.

Assim como qualquer outra forma de conhecimento intitulada como ciência, a Sociologia busca explicar tudo do seu universo de pesquisa através de conceitos, teorias e métodos. Os sociólogos pesquisam e estudam as estruturas da sociedade, como classes sociais, grupos étnicos, gênero (homem, mulher etc.), violência (corrupção, crimes violentos ou não etc.), além de instituições como Estado, escola, religião, família etc.

Além de ser usada como um meio de aperfeiçoamento do conhecimento social, o conhecimento sociológico, se aplica no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais, como no caso do Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, etc.

Por se tratar de uma disciplina humanística, a Sociologia faz com que você reflita mais no dia a dia e de como a sociedade ao seu redor funciona, além disso ela cria um espírito crítico em quem a estuda, por isso ela é uma matéria escolar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas