Você está em: Clikaki »   Educação » Português » O que é substantivo

O que é substantivo

Gramática

Substantivo é a palavra variável com que designamos todos os seres que existem ou que imaginamos existir. Pode indicar: pessoas, animais, coisas, lugares, sentimentos, qualidade.

590014.TIF

Substantivo é a palavra variável com que designamos todos os seres que existem ou que imaginamos existir. Pode indicar: pessoas, animais, coisas, lugares, sentimentos, qualidade. Exemplo: casa, alma, fada, tristeza etc.
É importante realçar que toda palavra que esteja antecedida de artigo é um substantivo. Exemplo: a poluição, o sucesso, o sim, o conhecer, o não etc.
O substantivo apresenta dois números: singular e plural. Exemplo: A barragens é importante para a cidade. As barragens são importas para as cidades. São dois os gêneros do substantivo: masculino e feminino.
Com algumas exceções, os substantivos terminados em o são masculinos e os terminados em a são femininos. Exemplo: O cidadão recebeu a homenagem. A cidadã recebeu a homenagem.


Substantivo epiceno: é o substantivo único para os dois gêneros, que exige as palavras macho ou fêmea. Exemplo: a borboleta (macho ou fêmea), onça (macho ou fêmea), aranha (macho ou fêmea), jacaré (macho ou fêmea), arara (macho ou fêmea).

Substantivo como de dois: é o substantivo que possui uma só forma para os dois gêneros e assim exige palavras determinativas, tais como artigos e pronomes. Exemplo: – o dentista, a dentista;
– o fã, a fã;
– o sem-terra, a sem-terra.

Substantivo sobrecomum: é o substantivo que indica um único gênero para pessoas de ambos os sexos. Exemplo: a criança (menino e menina), o cônjuge (esposo ou esposa), a pessoa (homem ou mulher).

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas