Você está em: Clikaki »   Educação » História » O que é um quilombo resumo

O que é um quilombo resumo

Escravidão

Os quilombos foram durante o período colonial e imperial o único local para onde um escravo podia fugir.

quilombo

Quilombo foi o nome dado por nós brasileiros aos locais que durante o período colonial e imperial serviram como refúgio para escravos fugitivos de engenhos e fazendas. Os quilombos serviam de abrigo para milhares de escravos, que por sua vez passavam a viver em liberdade. O Brasil já foi lar de milhares de quilombos e centenas deles ainda existem, como o Quilombo dos Macacos, na Bahia. Hoje os quilombos são chamados de comunidades quilombolas.

Outro nome que também era dado aos quilombos no Brasil era mocambos. Já na América espanhola, essas comunidades eram chamadas de palenques; na América francesa, era maronage; enquanto na América inglesa ficaram conhecidas como marroon communities.

Além de servir como refúgio, os quilombos eram também locais de resistência dos escravos que lutavam contra a escravidão. Nos quilombos os escravos viviam de maneira livre se alimentando do que plantavam e das coletas de produtos das matas, como madeira e frutos, além de caçarem e criarem animais.

Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial.

Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial.

O Quilombo do Palmares foi o quilombo mais conhecido no Brasil, cujo líder foi Zumbi. O motivo de todo esse reconhecimento é que essa comunidade se tornou o maior símbolo da resistência dos escravos durante o período colonial e existiu por quase cem anos.

Os quilombos não eram apenas lar para escravos fugitivos, mas também para indígenas, homens livres, mestiços e brancos pobres. Alguns quilombos chegavam a abrigar milhares pessoas, porém a maioria deles eram compostos por algumas centenas. Apesar de muitos acreditarem que os quilombos fossem lugares isolados, eles comercialização produtos com outras comunidades vizinhas, isso fez com que cada vez mais os quilombos se fortalecessem, enfraquecendo ainda mais a sociedade escravista.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas