Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » O que é Vitiligo? – Causas e Tratamento

O que é Vitiligo? – Causas e Tratamento

Manchas na pele

A doença vitiligo é bastante rara e causa manchas por todo o corpo, principalmente nas mãos, joelhos, rosto e pés. Conheça quais são seus sintomas é como é feito seu tratamento.

O vitiligo causa manchas no corpo, devido a problemas de pigmentação.

O vitiligo causa manchas no corpo, devido a problemas de pigmentação da pele.

A doença de vitiligo está relacionada a um distúrbio da pigmentação cutânea, ou seja, ela causa uma despigmentação da melanina, provocando o surgimento de manchas claras na derme, que é camada mais superficial da pele, ocasionando a diminuição ou a falta de produção de melanina, pigmento responsável de dar cor a pele.

Essa doença não é contagiosa e pode atingir qualquer parte do corpo, sendo mais comum, nas mãos, joelhos, rosto e pés, podendo se espalhar e atingir outras regiões. O vitiligo é uma doença bastante rara, e atinge apenas 2% da população mundial, em especial, pessoas que possuam um histórico familiar positivo para a doença.

Devido as suas diferenças de tamanho e forma, ela é classificada de dois modos, hipocrômica que é quando há a diminuição na produção de melanina ou acrômica que é quando ocorre a ausência de produção de melanina pelas células dos melanócitos.

O rapper Rappin' Hood é portador de vitiligo.

O rapper Rappin’ Hood é portador de vitiligo.

Causas e sintomas do vitiligo

As causas do vitiligo ainda são desconhecidas, porém acredita-se que o surgimento dela esta relacionada com o fator genético, além disso ela não possui nenhuma predisposição de idade, gênero ou raça.

Os sintomas dessa doença não causam nenhuma dor ou problema sério ao portador, seu único sintoma são as manchas claras que surgem em diversas áreas do corpo. Mesmo não causando nenhum lesão e prejuízos à saúde, essa doença faz com que o portador sinta vergonha de se expor, devido as manchas serem bem evidentes.

Tratamento

Por ter um diagnóstico simples a fácil, o tratamento da doença vitiligo pode ser iniciado rapidamente, com o uso de pomadas e loções a base de corticoides, além de sessões de fototerapia. Caso o paciente deseja, há também a opção de cirurgia, na qual é feita um enxerto epidérmico, já em casos mais graves, a opção de tratamento é a completa despigmentação da pele.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas