Você está em: Clikaki »   Educação » História » O que eram navios negreiros

O que eram navios negreiros

Escravidão

Os navios negreiros eram embarcações utilizadas para transportar escravos africanos para o resto do mundo.

Navio_negreiro

Os navios negreiros ou navios tumbeiras, foi o nome dado as embarcações que durante quase quatro séculos (XV ao XIX) eram utilizados para o comércio de escravos humanos vindos do continente africano. A escravidão acompanha a humanidade desde de que deixamos de ser nômades e passamos a se instalar e praticar a agricultura. Apesar de ser algo que hoje em dia condenamos, antigamente isso era permitido e os donos dos escravos se enriqueceram rapidamente por se tratar de um comércio muito lucrativo.

Como esse comércio funcionava

Os escravos desse período ficavam aprisionados no interior da África subsaariana, após serem negociados eles eram levados em marcha forçada até o litoral do continente, lá os sobreviventes embarcavam nos navios negreiros, onde eram jogados nos porões da embarcação e acorrentados em grupos. Cada navio, levava cerca de quatrocentos africanos amontoados sendo eles homens, mulheres e crianças.

Os navios negreiros transportavam cerca de 300 escravos.

Os navios negreiros transportavam cerca de 400 escravos amontoados.

As condições de higiene dos porões eram horríveis, pois as fezes e a urina tinham que ser feitas no mesmo local onde permaneciam a viajem toda, o movimento das caravelas também causava enjoo fazendo com que muitos passassem mal e vomitassem, além disso cerca de 20 a 40% dos escravos acabavam morrendo e seus corpos continuavam acorrentados ao lado dos vivos. Esses corpos só eram jogados ao mar para diminuir o peso da embarcação se acaso o navio encontrasse alguma dificuldade durante seu trajeto. Sem se preocupar com a condição dos escravos, os responsáveis pelos navios, jogavam o alimento de cima da embarcação e cabia aos escravos separem os alimentos, que na maioria das vezes eram sobra dos tripulantes do navio haviam consumido e alimentos estragados.

Os portugueses também utilizaram esse comércio assim que descobriram o Novo Continente, muitos africanos foram trazidos ao Brasil  até 1888, ano no qual a prática do traficado negreiro já era proibida. A lei que proibia esse tráfico foi criada em 1833 pela Inglaterra, que passou a forçar muitos países assim como o Brasil a abandonar essa prática.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas