Você está em: Clikaki »   Educação » O que estuda a Psicanálise

O que estuda a Psicanálise

“O Inconsciente não é o subconsciente” O que é Para quem não sabe a psicanalise foi criada com objetivo de tratar distúrbios e desiquilíbrios psíquicos, pelo neurologista alemão Freud Sigmund. Desmembrando este estudo com a descoberta do inconsciente como forma de disciplinar, avaliar, analisar o comportamento humano o teórico Leibniz e Hegel também fazem parte […]

“O Inconsciente não é o subconsciente”

O que é

Para quem não sabe a psicanalise foi criada com objetivo de tratar distúrbios e desiquilíbrios psíquicos, pelo neurologista alemão Freud Sigmund.

Desmembrando este estudo com a descoberta do inconsciente como forma de disciplinar, avaliar, analisar o comportamento humano o teórico Leibniz e Hegel também fazem parte da história da psicanalise.

Freud e a Psicanalise

Inspirado pelo fisiologista Josef Breuer, por alguns filósofos como Platão e Schopenhauer Freud trabalhou os distúrbios emocionais e se aprofundou no inconsciente.

As ideias de Freud se baseavam em que a mente é dividida em três partes sendo elas: As funções, a personalidade de cada categoria e a catarse. Surgindo também várias novas concepções que conhecemos hoje em dia como a psicologia clínica, e a psiquiatria moderna.

Interpretação dos Sonhos, de 1900; Psicopatologia da Vida Cotidiana (princípios da psicanalise); Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade.

Publicações das teorias psicanalíticas.

O que faz um Psicanalista

Um psicanalista deve ouvir e intervir apenas quando necessário nas avaliações do paciente, então cabe a um psicanalista manter-se imparcial em suas analises.

Id, Ego e Superego.

Prazer da Vida x Realidade

Id: Desejos materiais, carnais, impulsos princípios de prazer.

Ego (Eu): Ponto de equilíbrio entre o Id e o Superego, princípios reais deve-se saciar o Id, mas sem esquecer-se do superego.

Superego: Atenta a qualquer desvio, censura os impulsos o superego é expresso indiretamente através da educação respeito e moral.

Fases do desenvolvimento Sexual segundo Freud

Fase oral: Fase da descoberta dos alimentos deglutição, desejo situado na boca durante a amamentação no seio da mãe.

Fase anal: Prazer vindo da excreção das fezes, das brincadeiras envolvendo sujeiras que reprimidas podem acarretar uma série de problemas em momentos posteriores.

Fase genital (fálica): Fase relacionada aos órgãos genitais, onde pontos do corpo excitam parte do organismo. Neste momento ocorre o complexo de Édipo e complexo de Eletra

Para finalizar é bom saber outro ponto importante da psicanalise onde o Ego rompe as pressões do Id posteriormente escapando do controle do superego com isso acaba atingindo, por exemplo, o narcisismo*.

*Individuo que se apaixona por sua própria imagem, autoestima exagerada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas