Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » O que foi a Guerra Fria

O que foi a Guerra Fria

Saiba como aconteceu a disputa tecnológica, econômica e diplomática entre os EUA e a URSS!

Saiba como aconteceu a disputa tecnológica, econômica e diplomática entre os EUA e a URSS!

O período da Guerra Fria foi marcado pela disputa pela hegemonia mundial entre um bloco capitalista, liderado pelos EUA, e um comunista, capitaneado pela URSS. Por causa dessa divisão, o cenário mundial da segunda metade do século XX era chamado de “bipolar”. Além dos EUA, o bloco capitalista contava com Japão e com países da Europa Ocidental, reunidos na aliança militar com o nome de Otan.

Já o bloco comunista era formado por URSS, pelo bloco comunista do Leste Europeu (Alemanha, Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária, Romênia) Vietnã e Cuba, reunidos no Pacto de Varsóvia, além da China e da Iugoslávia, regimes independentes de Moscou.

Russos e norte-americanos travaram durante 45 anos, uma intensa disputa econômica diplomática e tecnológica que chegava a se expressar em campos como a corrida espacial para ver quem chegava primeiro a lua e nos Jogos Olímpicos. Os conflitos da época sofriam impacto da rivalidade, como nas guerras da Coréia (1950 – 1953) e do Vietnã (1959 – 1976) e na ação dos norte-americanos em apoio às ditaduras da América Latina, em nome da luta contra a ameaça comunista.

Uma grande preocupação do período era com o risco de uma guerra nuclear, pois os dois lados desenvolviam bombas atômicas cada vez mais poderosas. Quatro anos após a explosão em Hiroshima, a corrida nuclear foi inaugurada quando os soviéticos explodiram sua primeira bomba, e ficou mais perigosa quando o Reino Unido, a França e a China também começaram a desenvolver arsenais nucleares.

No fim dos anos 1970, a URSS já não conseguia mais acompanhar o ritmo econômico do Ocidente. Os investimentos norte-americanos em armamentos provocaram o aumento dos gastos bélicos soviéticos, levando o país a uma grave crise financeira. Em 1985, o líder soviético Mikhail Gorbatchev chegou ao poder e passou a estimular a abertura política (glasnost, em russo) e a liberalização econômica (perestroika) na URSS. Era uma política de crise. As pressões ampliaram-se sobre o regime com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e, em 1991, a URSS deixou de existir.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas