O que foi a Mesopotâmia e qual é a sua importância

Gostou? Seja +1!

Categoria: Educação
Postado em:
Home » Educação » O que foi a Mesopotâmia e qual é a sua importância





Império Mesopotâmico

História da Mesopotâmia

A palavra Mesopotâmia significa "entre rios" e corresponde à faixa de terra atravessada pelos rios Tigre e Eufrates. Essa região é hoje o Iraque.

A Mesopotâmia foi ocupada por vários povos: os sumérios, os amoritas ou babilônicos, os assírios e os caldeus. Sem defesas naturais, era uma terra fácil de ser invadida.

Os sumérios são considerados os primeiros povoados da mesopotâmia. Ocuparam a parte sul dessa região, onde havia pântanos e desertos, o que provocou o isolamento de suas cidades: Ur, Uruk e Lagash. Por isso, cada uma delas acabou tendo o seu próprio governo, daí serem cidades-estados. Eram governadas pelo Patesi - chefe militar, político religioso.

Esse povo era agricultor e registrava a produção dos camponeses em tábuas de argila, usando sinais em forma de cunha, prática que deu origem à escrita cuneiforme.

Seus templos, chamados de Zigurates, tinham a forma de pirâmides e neles, além das oficinas dos artesões, também havia celeiros e armazéns.

Um povo marcado pelas disputas

Era comum ocorrerem lutas entre as cidades sumerianas, principalmente quando havia necessidade de mais terras para cultivo. Às vezes, como resultado dessas lutas, uma cidade-estado acabava impondo o sue domínio sobre as outras.

Ao norte da Suméria havia uma cidade-estado chamada Acad que, por volta de 275 a.C, dominou todas as outras cidades, nascendo assim o Império Acádio. Esse fato provocou uma série de revoltas e, por volta de 2000 a.C, à região caiu em poder de outro povo, os amoritas. A civilização suméria foi assimilada pelos povos que viveram na mesopotâmia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes