Você está em: Clikaki »   Educação » História » O que foi feudalismo resumo

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 25 de abril de 2014 às 09:14
Autor Por: Guilherme

O que foi feudalismo resumo

Século IV

A economia do século IV era baseada no feudalismo: Senhores feudais utilizavam-se da mão de obra dos servos para trabalharem no setor agrário em troca de proteção e moradia.

Resumo sobre o feudalismo que teve fortes impactos na economia durante o século IV

O feudalismo surgiu no século IV, e sua principal funcionalidade era gerar economia através da parte agrária utilizando-se como mão de obra, os servos. Comparando-se aos dias hoje, os feudos são como as fazendas e os senhores feudais são os donos das fazendas. Existem diversas diferenças entre os dois exemplos, mas o principal é que os senhores feudais detinham o poder militar, judicial e o direito de criar suas próprias moedas. Na época a maior riqueza que alguém poderia ter era a sua terra, e essa foi à base do feudalismo. As terras dos senhores feudais, eram muitas vezes dadas pelo monarca.

Como funcionava o feudalismo

Pirâmide social destaca as diferenças no feudalismo

Pirâmide social destaca as diferenças civis no feudalismo

O feudalismo era baseado na relação servo-contratuais, ou seja, o senhor feudal dava uma pedaço de terra para um servo, e ele cultivava seus produtos, como forma de pagamento por ela, ele devia pagar impostos altíssimo e parte da sua produção ao senhor feudal, além disso, o servo fazia um juramento, dizendo que ele seria obediente, fiel e realizaria obrigações ao seu senhor feudal. Na maioria das vezes os servos eram ex-escravos ou camponeses.

A sociedade feudal era dividida em 3 estamentos: os nobres (cavaleiros, senhores feudais, bellatores), o clero (padres, religiosos, oratores) e os servos (mão de obra, laboratores), apesar de ter sido muito raro algum servo se tornar clero ou nobre, nesse tipo de sociedade era possível subir de classe social, mas geralmente quem nascia servo morria servo, seu status social era determinada no seu nascimento.

Neste período a Igreja era detentora de maior parte das terras, além de possuir diversos feudos, com isso ela conseguiu manter seus valores culturais e religiosos sobre o povo, assim ela controlou e direcionou por muitos anos a mentalidade do homem. Os únicos que tinham acesso a educação ensinada pela igreja, eram os filhos dos nobres. Outra forma de ganhar dinheiro utilizado pela igreja era o pagamento do dizimo.

Fim do feudalismo

Com o passar dos anos o comércio começou a crescer e para o abastecimento da população urbana, os preços dos produtos agrícolas começaram a crescer, com isso os servos conseguiram ganhar mais e juntar dinheiro mais rapidamente para comprarem sua liberdade, assim um êxodo rural começou a acontecer, e muitos servos deixaram suas casas e tornaram-se comerciantes ou passaram a morar em burgos, com isso, à peste, à falta de alimentos nas cidades devido ao aumento populacional e a diminuição da produção agrária, acabaram diminuindo o poder do senhor feudal. O feudalismo começou a desaparecer, inicialmente na França, nos Países Baixos e na Itália, no fim do século XIII.

Avalie e compartilhe este artigo:

O que foi feudalismo resumo
6 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 98%)
publicidade

Comentários

alzira.pereiramachado
Alzira Pereira Machado comentou:

Amei o resumo.vou usar em minhas aulas. bem elaborado, diz tudo. Otimo.

Responder
Nayra comentou:

Muito bom isso ….adorei oque disse ´-`

Responder
Mirlla Cirstian comentou:

Amei a pagina *-*

Responder

Deixe o seu comentário

A música e os estilos musicais

Regionalização do espaço mundial resumo

O papel da propaganda na sociedade

Conjuntive – Tipos, Sintomas e Tratamentos

Descubra quanto tempo você já passou jogando League of Legends

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |