Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » O que são as pirâmides ecológicas e quais são suas importancias

O que são as pirâmides ecológicas e quais são suas importancias

Preservação

Aprenda o são as piramedes ecológicas e quais são suas importancias para o meio ambiente.

Pirâmides ecológicas

Representam-se as relações de transferência de energia entre níveis tróficos por diagramas, conhecidos por pirâmides ecológicas.

Falamos em transferência de energia, pois, quando um ser vivo se alimenta de outro, está cartando matéria orgânica que será transformada em energia, principalmente pelo processo de respiração. Entretanto, parte dessa energia é dissipada para o ambiente sob forma de calor e não é reaproveitada, não ficando disponível para o nível trófico seguinte. Outra parte da energia é usada pelo organismo na manutenção de suas funções vitais e outra, ainda, fica armazenada em seu corpo em forma de matéria orgânica, essa, sim, disponível para outro nível trófico.

Assim, como há perda de energia ao longo de uma cadeia alimentar, a comparação entre os níveisde energia incorporados em cada nível trófico gera a figura de pirâmide.

Há portanto, redução da energia disponível aos seres vivos ao longo da cadeia alimentar, o que limita o número de níveis tróficos possíveis nos ecossistemas.

Um outro tipo de diagrama que pode ser construído é a pirâmide de número, em que se relaciona o número de indivíduos para cada nível trófico.

A pesar de receber o nome de pirâmide, odiagrama de números nem sempre adquire esse formato.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas