Você está em: Clikaki »   Educação » O que são minerais e rochas

O que são minerais e rochas

Rochas e Minerais, o que são? Onde se formam? Qual a diferença? Descubra a resposta aqui

O granito é uma rocha composta por três minerais.

O granito é uma rocha composta por três minerais.

Tanto os minerais quanto as rochas são recursos naturais do nosso planeta, além de serem utilizados por nós na fabricação de diversas coisas, eles também formam belas paisagens que podem ser encontradas ao redor do mundo. Porém muitos confundem minerais com rochas ou visse e versa, existem alguns tipos de rochas como o granito que possui uma textura similar a de um mineral, pois ele é constituído por três minerais principais: quartzo, feldspato e micas. Entenda abaixo a diferença entre os minerais e as rochas, bem como suas classificações e propriedades.

Minerais

O Quartzo é o mineral mais abundante da Terra.

O quartzo é o mineral mais abundante da Terra.

Mineral é um elemento ou composto químico encontrado na natureza, resultante geralmente de processos naturais ou inorgânicos, embora haja alguns de origem orgânica, como o petróleo.

Com exceção da água e do mercúrio, os demais minerais se apresentam na forma sólida. As principais propriedades dos minerais são: a estrutura, a clivagem (divide-se em planos definidos, como a mica), a fratura (rompem-se de forma irregular) e a dureza.

Os minerais são classificados em metálicos (ferro, manganês, alumínio etc.) e não-metálicos (fosfatos, nitratos, enxofre, cloreto de sódio etc.).

Rochas

O Mármore é classificado como rocha metamórfica.

O Mármore é classificado como rocha metamórfica.

As rochas são compostos minerais sólidos presentes na litosfera. São divididas em três grandes grupos:

Rochas magmáticas ou ígneas: são aquelas formadas a partir do resfriamento do material ígneo do interior da Terra, subdivididas em dois subgrupos

– Rochas ígneas intrusivas: formadas pelo resfriamento muito lento (milhões de anos) do magma no interior da crosta. São as rochas mais antigas da Terra. Ex: granito, sienito e diabásio.

– Rochas ígneas extrusivas: formadas pelo rápido resfriamento da lava vulcânica em contato com a água dos oceanos ou com a atmosfera. Exemplo: basalto, riólito e vidro basáltico.

Rochas sedimentares ou rochas secundárias – formados a partir de sedimentos arrancados de outras rochas pela erosão, depositados em regiões de relevo rebaixado. Exemplo: arenito, argilito e calcário.

Rochas metamórficas – são rochas que tiveram suas características físicas alteradas em conseqüência da variação de pressão e temperatura no ambiente onde e encontram. Exemplo: calcário > mármore, arenito > quartzito, argilito > ardósia.

4.75 avg. rating (91% score) - 4 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

graziele ferreira do vale comentou:

Muito boa as explicações!

Responder
graziele ferreira do vale comentou:

E estou fazendo uma pesquisa da escola e esse site serviu pra mim, porque eu gosto de escrever pouco… rs

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas