Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » O que são os meteóros

Data de publicada Publicado em Autor Por: admin

O que são os meteóros

O que são os meteóros? Como são formadas as chuvas de meteóros? E as estrelas cadentes, elas realmente existem?

O que são os meteóros

Meteoro é qualquer fenômeno atmosférico sendo luminoso ou até mesmo acústico e que é produzido em nossa atmosfera. Pode procurar em qualquer dicionário que é isso mesmo que você leu. Meteoro é um acontecimento, não um objeto como muitos imaginam.

Para a astronomia, meteoro é o efeito de produção de luz principalmente por ionização na atmosfera, resultante da passagem de fragmentos, essencialmente rochas e minerais vindos do espaço. A grande parte deles não passa de grãos bem pequenos.

Antes de esses objetos encontrarem a atmosfera, são chamados de METEORÓIDES. Eles vêm do espaço em uma velocidade relativamente grande em direção à Terra. Quando chega, acaba provocando um forte atrito entre ele e os gases da alta atmosfera. Os átomos desses gases e do material constituintes do objeto em questão liberam elétrons e provocam um fenômeno chamado Ionização, que é visto na forma dos traços luminosos de várias tonalidades. É praticamente um show pirotécnico.
Quando os meteoróides são grandes o suficiente para atravessar a atmosfera e conseguem cair na superfície da Terra, passam ser chamados de METEORITOS.

Vez ou outra ocorrem aqui as chuvas de meteoros. Isso acontece quando a Terra, que está viajando pelo espaço, passa por áreas cheias de fragmentos de cometas. Os cometas são formados por uma espécie de gelo. Quando se aproximam do Sol, esse material se esquenta e grãos se desprendem ficando atoa em sua órbita.

Cometa HalleyAo se aproximar desses restos de cometas, muitos deles são atraídos para a Terra, provocando a conhecida “chuva de meteoros”.

As chuvas de meteoro, ou chuva de luzes, aparecem vindas de um ponto ou de uma região do céu bem definida chamada “radiante”. Assim, a chuva de meteoros que parece vir da constelação de Leão, dá origem às Leonídias, que podem ser vistas todos os anos por volta do dia 17 de novembro.

CURIOSIDADE: Muita gente chama meteoro de estrela cadente e jura que estava olhando para ela no exato momento que ela “caiu do céu”. Mas, infelizmente essas explicações não fazem nenhum sentido porque as estrelas estão longe, mas muito longe da Terra e são até mesmo maiores que o nosso planeta.

O que você ou aquele seu amigo viu são os meteoros que passam aqui pertinho: entre 40 e 50 quilometros de altura. Então, da próxima vez que você ver uma “estrela cadente cair do céu”, faça os pedidos aos meteoros!

Avalie e compartilhe este artigo:

O que são os meteóros
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)

Deixe o seu comentário


Clikaki - Sempre mais!
Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade | Parceiria