Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » O que são os monossacarídeos

O que são os monossacarídeos

Carboidratos

Os monossacarídeos são carboidratos de uma unidade que são usados pelo nosso corpo de uma forma energética ou estrutural, dependendo do número de átomos de carbono.

monossacarídeos

A fórmula geral de um monossacarídeo é (CnH2nOn).

De forma bem simples de entender, os monossacarídeos são os menores carboidratos que temos, ou seja, são constituídos de apenas uma unidade.

Estrutura

Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. A respeito desse número, os monossacarídeos poderão possuir de três até sete moléculas de carbono. A sua fórmula é geral é CnH2nOn.

Por possuírem de três até sete átomos de carbono, os monossacarídeos podem ser classificados em: trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Veja na tabela abaixo:

monossacarídeos

Os monossacarídeos podem ter de 3 a 7 átomos de carbono. Assim, cada um recebe um nome.

Dessas, as mais importantes são as pentoses e hexoses, pois se encontram ali a ribose – matéria prima para a síntese do RNA – e a glicose (molécula mais utilizada pelas células para a obtenção de energia). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise. Apresentando então as duas funções básicas de um carboidrato: a função energética e a função estrutural.

Triose

  • Triose é um monossacarídeo que contém três átomos de carbono (C3H6O3).

São importantes na respiração e existem apenas duas trioses, uma aldotriose (Gliceraldeído) e uma cetotriose (Diidroxiacetona).

Pentose

  • Pentose são monossacarídeos formados por 5 carbonos (C5H10O5).

As mais importantes são a Ribose (Matéria-prima para a síntese de ácido ribonucleico (RNA)) e a Desoxirribose (Matéria-prima para a síntese de ácido desoxirribonucleico (DNA)). Eles são importantíssimos pois são componentes estruturais dos organismos que comandam as funções celulares.

Hexoses

  • Hexoses são monossacarídeos formados por uma cadeia de seis átomos de carbono (C6H12O6).

São eles: Glicose, Galactose e Frutose. Têm a importantíssima função de ser transformada em energia pelo corpo.

Glicose e frutose são como irmão gêmeos, possuem a mesma fórmula química (isomeria) e são fontes diretas de energia. A rigor, açúcar em última instância é a glicose; a frutose, apesar de ser assimilada enquanto tal pelo organismo, no fígado se transforma em glicose.

Resumindo

Os monossacarídeos são os açucares responsáveis pelo funcionamento do corpo, tanto de forma estrutural com a Pentoses (Ribose e Desoxirribose), quanto na forma energética com as Hexoses (Glicose, Galactose e Frutose)

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas