Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » O que significa Corpus Christi

O que significa Corpus Christi

Celebração

Para os católicos esta é uma das datas mais importantes do seu calendário e representa uma instrução vinda de Jesus.

O evento é celebrado sempre na quinta-feira, no domingo seguinte ao da Santíssima Trindade

O dia em que se celebra o evento Corpus Christi é considerado uma das datas mais importantes do calendário católico no mundo todo. É celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A palavra Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

Como já dito, a data sempre é comemorada numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa quando se instituiu este sacramento. Nessa ocasião, durante a última ceia, Jesus ordenou que seus apóstolos celebrassem sua morte comendo do pão e bebendo do vinho que representavam, respectivamente, seu corpo e seu sangue. Isso está registrado nas palavras de João 6:55-59: “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”.

De acordo com a crença católica, esta é considerada uma “Festa de Guarda”, onde frequentar a Santa Missa neste dia é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão requer também que o bispo diocesano a organize, onde for possível “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”

No Brasil

É muito comum os católicos comemorarem o dia de Corpus Christis por também ornamentarem as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e com ilustrações de inspiração religiosa. A tradição de confecionar esses tapetes veio de Portugal para o Brasil junto com os colonizadores. Os desenhos podem ser dos mais variados, mas o tema central é especialmente o da Eucaristia.

Centenas e até milhares de fiéis ajudam na confecção dos tapetes nas ruas das suas cidades

A celebração de Corpus Christi no Brasil se baseia em três etapas: uma missa, a procissão e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão faz alusão a caminhada do peregrino povo de Deus em busca da Terra Prometida. Em contrate, assim como o povo de Deus foi alimentado por maná no deserto, hoje em dia o mesmo é alimentado como o Corpo de Cristo.

Durante a Missa duas hóstias são apresentadas: uma é consumida e a outra permanece junto ao fiéis para a adoração. Essa hóstia representa a presença de Cristo vivo no coração da Igreja.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas