Você está em: Clikaki »   Atualidades » O que significa sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

O que significa sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

Sustentabiliade é, em outras palavras, usar os recursos com consciência sem exterminar com eles. Leia mais

SustentabilidadeVocê já deve ter visto nos comercias de televisão a idéia de se trocar carros por bicicletas, de lavar a calçada com a água do balde não com um jato de esguicho, de separar os tipos de lixos e reciclá-los ou até mesmo comprar lâmpadas que consomem menos energia elétrica. Seja como for, essas idéias de preservação do meio ambiente e ações de sustentabilidade é quem garantirá o suprimento das nossas necessidades atuais sem prejudicar o suprimento para gerações futuras. Em outras palavras, usar os recursos com consciência sem exterminar com eles.

Se não tomarmos providências quanto ao desenvolvimento sustentável, as próximas gerações deixarão de existir pelo fato de serem atingidos pela falta de recursos essenciais como talvez, a própria água. O que podemos fazer então? Devemos parar de usar esses recursos para que a próxima geração as use em nosso lugar?

Claro que não. Mas, devemos sempre nos lembrar que os recursos naturais não são infinitos, eles acabam. Por isso é que devemos proteger e recuperar o meio ambiente. Para que isso aconteça, existem três passos fundamentais para que a teoria de um mundo sustentável saia do papel.

A conscientização – o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável é a conscientização. O mais difícil é colocar na cabeça das pessoas a ideia de que um mundo sustentável é a prioridade hoje e esperar com que as ações dela reflitam esse novo estilo de vida. Dar razões para ela perceber que devemos preservar e reutilizar recursos para que a degradação do ambiente em que vive não piore cada vezes mais.

Cuidar do que tem e de onde vive – o desenvolvimento de projetos que envolvam a comunidade, mostrando que cada um é responsável pelo lugar e pelas coisas que a pessoa possui é o segundo passo. Cada um cuidando do seu próprio ambiente é o começo para um mundo sustável. Ou seja, cada um fazer a sua parte. Colaboração, essa palavra é essencial para a realização de uma idéia sustentável.

Mãos á obra! – executar essas idéias de sustentabilidade é o ultimo e mais importante passo. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas na mesma causa, maior a possibilidade de se criar um mundo ecologicamente correto!

Se todos entenderem hoje a importância das práticas sustentáveis, a humanidade terá muito mais tempo para buscar formas eficientes para resolver problemas que ainda existirão em nosso planeta.Sutentabilidade

Já começou a cuidar um pouco mais de nosso planeta? O que você fez nos últimos seis meses ecologicamente correto?

Não precisa ser algo grandioso como ajudar na criação de combustíveis sustentáveis, por apagar a luz de um cômodo desocupado você com certeza já está ajudando…

Comente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

buguinha comentou:

Ninguem gosta de viver na sujeira,o que elas precisam é de conscientização, deixar de lado o individualismo e o pensamento de que nunca vai acontecer com agente, por isso não deixe de fazer o certo porque outros não fazem ou te criticam por fazer, vamos fazer, não somente para ter a consciência limpa mas poque devemos viver corretamente e principalmente dando exemplos a serem seguidos principalmente pelos nossos filhos e netos.Não vamos acabar com o planeta ele é quem vai acabar com a gente! bjs

Responder
ilan comentou:

eu adorei esses comentários,devemos se consientisar dos nossos atos e para um mundo sustentável devemos seguir esses conselhos, por que quem avisa amigo é só não ouve quem não quer.

Responder
Elisa Conceição comentou:

Eu gostei muito do texto achei bem interessante.
Eu também penso da mesma forma que você pensa ,mas o que ,que adianta nós pensarmos assim se tem outras pessoas que pensam ao contrário de nós , que gostam de viver no mundo de poluição , sujeira e etcc…
Se a sociedade colocasse a mão na conciência o nosso mundo não seria do jeito que é .

Responder
    admin respondeu:

    É justamente por isso que CADA UM TEM QUE FAZER A SUA PARTE.

    Sem mesmo esperar a colaboração de outro. Ter a consciência limpa é muito importante, não concorda?

aldey comentou:

sustentabilidade abrange todos níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
um abração ai galera!!!

Responder
aldey comentou:

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais

Responder
Luciana Sampaio comentou:

Muito bom o texto, é claro, objetivo e didático, serve para abrir os horizontes do pensamento e permitir que cada um reflita sobre seu papel na conservação do mundo em que vivemos. Obrigada.

Responder
jadanhi filho comentou:

excelente esclarecimentos

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas