Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » O Tio Sam realmente existiu?

O Tio Sam realmente existiu?

I want you

Samuel Wilson recebeu o apelido de Tio Sam, pois ele era responsável de enviar barris com carne para os soldados estadunidenses.

Tio Sam cartaz

Cartaz utilizado pelo governo americano.

Com certeza você já viu essa imagem em algum lugar, principalmente se você navega pela internet todos os dias.  Você também já deve ter ouvido algumas pessoas chamarem os Estados Unidos de País do Tio Sam, mas de onde será que vem esse apelido? e esse tal de Tio Sam realmente existiu?

O Tio Sam existiu sim! Seu nome verdadeiro era Samuel Wilson (1766 – 1854). Samuel era muito conhecido nos Estados Unidos por seus negócios com vendas de carne que ele possuía com seu irmão Eveneezer, que tinha suas vendas aumentadas principalmente em períodos de guerras, pois no ano de 1812 – ano em que estava ocorrendo a Guerra Anglo-Americana -, ele conseguiu fechar um contrato com o governo norte-americano e se tornou responsável por prover carne de gado e de porco para os soldados estadunidenses.

O apelido de Tio Sam surgiu por que as carnes eram enviadas em barris, que levavam um selo com as iniciais U.S. – sigla para United States. Devido a essa siglas os soldados começaram a fazer uma brincadeira e passaram a se referir aos barris como “Uncle Sam” – Tio Sam, em inglês – em referência a Samuel Wilson.

Pouco tempo depois todas as coisas que tinham o selo U.S começaram a ser associadas ao Tio Sam, até mesmo itens que não tinham nada a ver com carne. A imagem do Tio Sam ficou mundialmente conhecida após o governo dos Estados Unidos utilizar ela para realizar um recrutamento militar durante a Primeira Guerra Mundial no ano de 1917. Até hoje os alistamentos militares passaram a ser considerados pelo povo como “chamados do Tio Sam”, pois o governo americano utiliza como imagem promocional a mesma representação que utilizou, nela é possível ver o Tio Sam apontando e uma frase escrita “I want you” – “Eu quero você”, em português.

Atualmente o Tio Sam é tido como um símbolo nacional pelo povo americano, e é considerado como a personificação nacional dos Estados Unidos, o seu primeiro desenho foi feito no ano de 1852, ele foi representado como um senhor com cabelos brancos e barbicha e vestido com as cores da bandeira dos Estados Unidos. Alguns dizem que o seu rosto do Tio Sam foi baseado no presidente Andrew Jackson.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas