Você está em: Clikaki »   Educação » O valor do meio ambiente

O valor do meio ambiente

Quanto vale a natureza? Há um tempo atrás, cientistas e economistas participaram de um estudo sobre habitats naturais que foram convertidos para fins “lucrativos” e comerciais. Porém, cinco deles chamaram mais a atenção:

Quanto vale a natureza?

O valor do meio ambiente

Há um tempo atrás, cientistas e economistas participaram de um estudo sobre habitats naturais que foram convertidos para fins “lucrativos” e comerciais. Porém, cinco deles chamaram mais a atenção:

na Malásia, desmataram uma floresta tropical praticamente inteira para a extração de madeira;

em Camarões, outra floresta saiu de cena para dar lugar a plantações de seringueiras e dendezeiros;

na Tailândia, um manguezal acabou se tornando uma fazenda de criação de camarões;

no Canadá, toda a água potável de um pântano foi drenado e usado para a agricultura e;

nas Filipinas, um recife de coral acabou deixando de existir por causa da pesca com dinamite.

Nesse estudo, os pesquisadores descobriram fatos surpreendentes. Se os cinco habitats tivessem sido deixados no seu estado natural, a comunidade ali, a longo prazo, teria ganho de 14% a 75% em sentido econômico.

Intervenção do HOmemQuando o homem intervem na natureza, aquele ecossistema perde, em média, metade do seu valor. Para se ter ideia, o custo anual da conversão ambiental é maior do que de 250 bilhões de dólares. Entretanto, se mantivessem aquele ecossistema no seu estado natural, o custo seria de apenas 45 bilhões de dólares

Já faz um tempo que a questão sustentabilidade permeia as conversas dos cientistas. Em 1992 ocorreu Cúpula da Terra, onde a intenção era conscientizar a humanidade a preservar o meio ambiente, mas é triste saber que no mesmo ano, 11,4% do meio ambiente da Terra tenha sido convertido, em outras palavras, destruído.

“Acredito que, desde que nasci pelo menos um terço da natureza virgem já se perdeu desde a minha infância, quando ouvi pela primeira vez a palavra ‘conservação’. Isso me tira o sono todas as noites” – O Dr. Balmford

Depois de dez anos, realizou-se em Johanesburgo a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, mas não foram apresentadas soluções definidas para resolver o o problema da degradação do meio ambiente.

Depois de todas essas considerações, fica bem claro que a sustentabilidade e a preservação do ecossistema é a melhor maneira de manter o planeta vivo e que, se deixarmos a ganância de lado e a visão do ganho financeiro a curto prazo, colheremos o fruto de um planeta “rico”.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas