Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Olhos sensíveis à luz – o que fazer

Olhos sensíveis à luz – o que fazer

Fotofobia

Antes de levantar algum diagnostico de si mesmo, procure um oftalmologista. Quem tem fotofobia deve ter os óculos escuros como melhor amigo, mesmo em dias nublados.

Olhos sensíveis a luz

Os olhos usualmente se sentem sensíveis a grande quantidade de luz, mas quando qualquer claridade é um problema, é bom se manter atento. (Foto: Getty Images)

Você já prestou atenção se nos dias claros de verão seus olhos ficam lacrimejando ou se você tem dificuldade de mantê-los abertos?

Os olhos usualmente se sentem sensíveis a grande quantidade de luz, mas quando a luz no ambiente é baixa e mesmo assim os olhos começam a coçar, ele pode estar sofrendo de fotofobia. A fotofobia é nada mais nada menos do que a sensibilidade dos olhos à luz.

As células da retina do olho simplesmente se recusam a absorver a luz natural e até mesmo artificial. Geralmente isso acontece com quem tem olhos claros, principalmente no verão.

Outros problemas de vista como os astigmatismos também podem causar a fotofobia. Se a pessoa está gripada ou com enxaqueca é possível que os sintomas da fotofobia também apareçam mais. A fotofobia dificilmente acontece em algum olho sem nenhum tipo de problema, ao contrário, ela pode ser um dos sintomas de doenças oculares como conjuntivite, lesões na córnea, cataratas e glaucoma.

Estima-se que a fotofobia se encontra em pelo menos 25% da população brasileira.

A importância dos óculos escuros

Antes de levantar algum diagnostico de si mesmo, procure um oftalmologista. Quem tem fotofobia deve ter os óculos escuros como melhor amigo, mesmo em dias nublados. Mas não se deve esquecer que esses óculos devem possuir a proteção contra os raios UVA e UVB, que são nocivos aos olhos.

Além desses existem também óculos de grau, com lentes fotossensíveis. Que além de reduzir a claridade nos olhos, as lentes aumentam a nitidez e o contrate, já que se adaptam as diferentes condições de luminosidade e melhoram a vista.

De qualquer maneira é imprescindível a busca por um oftalmologista, apenas ele poderá diagnosticar se a fotofobia é normal ou é o inicio de alguma doença nos olhos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas