Você está em: Clikaki »   Atualidades » Onde jogar o lixo eletrônico

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

Onde jogar o lixo eletrônico

Confira uma lista de onde jogar lixo sem degredar o meio ambiente

Lixo eletrônico vem ganhando grande parte em problemas ambientais. Veja onde você pode jogar aquele celular velho ou aquele computador em desuso.

Estamos passando por um processo evolutivo evidente quando o assunto se refere a avanços tecnológicos. No entanto, por causa conta de vários problemas ambientais é necessário que nos lembremos de ações sustentáveis e da preservação ambiental.

O grande problema é que existe um aumento significativo na produção de materiais eletrônicos que degradam o meio ambiente. O que fazer: parar com o avanço tecnológico e ignorar essa evolução na área da informática ou usar de toda tecnologia hoje como se o amanhã não existisse? Nenhuma dessas coisas. Veja:

Quando se trata de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos essa idéia de preservação tem que ser levada mais a sério ainda. O que pouca gente sabe é que, como materiais tóxicos, esses objetos tem seu local específico para ser descartado.

Materiais como: celulares, placas de circuito, televisão, CD, rádio, lâmpada fluorescentes,  placa mãe ou qualquer componente que já passou fazer parte de algum componente elétrico ou eletrônico, em desuso são lixos. Sucata eletrônica é classificada como “e-lixo”.

O que importa mesmo é que existem postos de reciclagem que recebem esses resíduos para que recebam o devido tratamento e quem sabe sejam reutilizados. Por exemplo: o melhor que você pode fazer quando se tem um celular velho e você quer dar um fim nele, é levar pelo menos a bateria a operadora que ela pertence. Lá a bateria poderá ser reutilizada. Não jogue, em hipótese nenhuma lixo eletrônico em locares não apropriados, principalmente as baterias que são as mais poluidoras. Veja no site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) empresas de informática e celulares que recebem esses produtos.

Lixo eletrônico é uma organização não governamental que disponibiliza em seu site uma lista de locais onde você pode descartar ou reciclar os lixos eletrônicos.

Então, se você não sabia agora você sabe e tem o dever como cidadão desse planeta em descartar de maneira adequada objetos eletrônicos que não vai mais usar. Só aqui no Brasil 96,8 milhões de toneladas de computadores são descartadas de maneira errada. Mas, com certeza você informará outros e com sua ajuda essas estatísticas podem cair consideravelmente.

Avalie e compartilhe este artigo:

Onde jogar o lixo eletrônico
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)
publicidade

Comentários

lisandra souza comentou:

parabens pelo texto .
estou a3 mese tentando convencer meus superiors a implantar um cata pilhas , assim a spessoas trariam decas descartarim no loca correto . esta DIFICIL COLOCAM MUITOS IMPECILHOS OU FICAM SEM DAR RESPOSTAS .
E TRABALHO NUM HOSPITAL UNIVERSITARIO , HOSPITAL CONCEITUADO POR SER DE UMAS DAS UNIVERSIDAES PUBLICAS DE SP .
IMAGINE SE FOSSE NA INICIATIVA PRIVADA?

Responder

Deixe o seu comentário

Feitos impressionantes das impressoras 3D

Mascotes do Rio 2016 são batizados de Vinicius e Tom

Pisca Pisca de Natal criativos

Por que a gripe é tão contagiosa?

Como acabar com os gases intestinais

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |