Você está em: Clikaki »   Educação » Geografia » Onde se localiza e o que é o Cerrado brasileiro

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 21 de maio de 2014 às 09:31
Autor Por: Matheus

Onde se localiza e o que é o Cerrado brasileiro

Bioma

O bioma do Cerrado ocupa cerca de 22% do território nacional. É predominante principalmente na região de Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em Minas Gerais.

Cerrado brasileiro

Paisagem natural do Cerrado (Foto: Ecodata)

Um dos seis grandes biomas do Brasil, o Cerrado é predominante principalmente na região de Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em Minas Gerais. Existem também áreas de Cerrado no Amazonas, em São Paulo, no Paraná, na Paraíba, na Bahia e em Pernambuco. A sua área original é de  2.045.064 km, porém, diante do desmatamento, grande parte já se perdeu.

Características do Cerrado

Na parte mais escura do mapa está a localização original do bioma do Cerrado.

Na parte mais escura do mapa está a localização original do bioma do Cerrado.

O Cerrado caracteriza-se pelo clima quente, com estação rigorosa correspondente ao inverno, embora chova bastante em certas épocas do ano.

A vegetação varia de um lugar para outro, apresentando desde plantas rasteiras até árvores, geralmente não muito altas, com seu aspecto típico: caules retorcidos e casca grossa.

O fogo é um importante fator ecológico no Cerrado geralmente nos períodos secos. Entre suas causas naturais estão os raios. O fogo é importante porque regula a floração e a germinação de sementes de muitas espécies de planta. A casca grossa das árvores pode ser considerada uma adaptação ao fogo, assim como os caules subterrâneos, também comum em plantas da região. Muitas plantas possuem raízes profundas e conseguem retirar água de lençóis subterrâneos, superando, assim, a falta de água, própria da estação seca. Apesar de importante fator natural, o fogo provocado pela ação humana pode atingir proporções preocupantes e deve ser evitado.

O Cerrado também é um ecossistema seriamente ameaçado pela devastação. As queimadas são cada vez mais frequentes, causadas não por fatores naturais, mas provocadas, com ou sem intenção pelo ser humano. Com a destruição desse ambiente, muitas espécies que só existem ali correm risco de extinção. Infelizmente, o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do país. Em 2010, já havia perdido 48,5% da cobertura original – cerca de 1 milhão de km². O desmatamento é a principal causa de emissão de dióxido de carbono no Brasil, que provoca a diminuição da camada de ozônio e as mudanças climáticas.

Avalie e compartilhe este artigo:

Onde se localiza e o que é o Cerrado brasileiro
3 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Comentários

Thalia comentou:

Eu gostei pq é uma caracteristica importante para podermos saber mais

Responder

Deixe o seu comentário

Michael Chilufya Sata morre e Zâmbia fica com Guy Scott

Paquistanesa Malala doa seu prêmio para reconstruir gaza

O que são os meteóros

Força Aérea Brasileira compra 36 caças Gripen

EUA usava nazis como espiões durante a Guerra Fria

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |