Você está em: Clikaki »   Saúde » Os benefícios da amamentação

Os benefícios da amamentação

Amamentar é um ato de amor. Conheça os benefícios de amamentar uma criança corretamente

Amamentar é um ato de amor. Conheça os benefícios de amamentar uma criança corretamente.

A partir de 1940, a amamentação entrou em declínio e as mães passaram a usar mais mamadeiras e chupetas. Entre as causas desse declínio, está o fato de que cada vez mais mulheres passaram a trabalhar, não havendo muito tempo ou condições para amamentar. Além disso, a indústria alimentícia passou a produzir leites especiais para bebês, o que parecia mais prático para a mãe e mais saudável para a criança.

Entretanto, não há alimento mais completo para um bebê do que o leite materno. A queda do índice de amamentação coincidiu com o aumento na taxa de mortalidade infantil desde aquela data.

O leite materno

Os especialistas recomendam que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de vida e só depois esse período é que devem se oferecer água, chás e alimentos.

O leite materno mata a sede, pois é constituído por cerca de oitenta 80% de água, e nutre, pois apresenta todos os nutrientes que um bebê precisa (carboidratos, lipídios e proteínas). E o leite materno também possui anticorpos, fato importante se considerar que até os seis meses o sistema imunológico da criança é um tanto quanto baixo. Está comprovado cientificamente que a amamentação previne infecções e beneficia o posicionamento dos dentes.

Benefícios para as mães

Em relação às mães, a amamentação está relacionada com menores chances de desenvolver osteoporose, anemia, câncer de mama e ovário, além de ser econômico e pratico – basta manter a higiene das mamas.

Além disso, amamentar impede uma nova gravidez com quase 100% de segurança por cerca de 6 meses.

Hospitais, centro de saúde e bancos de leite podem orientar sobre como amamentar para que seja confortável e seguro para mãe e para o bebê. Saiba o que fazer se um bebê engasgar.

E, sempre ressaltando, é importante que não sejam tomados medicamentos sem a autorização de um médico e que mulheres que possuem algumas doenças podem ser transmitidas para o bebe, como a AIDS, sejam orientadas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas