Você está em: Clikaki »   Esportes » Futebol » Os primeiros anos de história do Palmeiras

Os primeiros anos de história do Palmeiras

Palestra Itália

Da fundação do clube em agosto de 1914 até 1919 com as primeiras conquistas do Palmeiras, que na época era chamado Palestra Itália.

A história da Sociedade Esportiva Palmeiras se inicia no dia 26 de agosto de 1914.

O início e os fundadores do clube

Inspirados pela visita de clubes italianos ao Brasil, como o Torino e Pro Vercelli, jovens imigrantes italianos que viviam na capital de São Paulo resolveram montar um time para representar o país de onde vieram.  Deram então o nome ao time de Palestra Italia (sem acento, pois em italiano a palavra Itália não é acentuada) – o primeiro time de futebol italiano da capital. A ata de fundação é rigida na língua italiana.

Praticamente todos os sócios fundadores eram italianos e descendentes. Apenas um era português e que era um dos diretores do clube, mas nenhum deles era filiado a qualquer outra entidade futebolística, a não ser Luigi Cervo, que foi sócio e jogador do Internacional.

Nesta foto de 1916, o primeiro uniforme do Palestra conta com a Cruz de Savóia ao peito e faixa horizontal branca na camisa.

Nesta foto de 1916, o primeiro uniforme do Palestra conta com a Cruz de Savóia ao peito e faixa horizontal branca na camisa.

Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone, funcionários das Indústrias Matarazzo (que contaram com o apoio da fábrica para fundar o clube) são considerados, de fato, os fundadores do Palestra. Ezequiel Simone foi o primeiro presidente do clube.

A Taça Savóia e a primeira partida contra o Corinthians

Primeira partida do Palestra. A equipe palestrina vence o jogo por 2 a 0 e leva a taça.

Primeira partida do Palestra. A equipe palestrina vence o jogo por 2 a 0 e leva a taça.

Logo no ano seguinte, em 24 de janeiro de 1915 a equipe conquista o título ao qual recebeu o apelido de Campeão do Século XX: A Taça Savóia.

O troféu foi dado ao vencedor da partida entre o Palestra Itália e o Sport Clube Savóia (um dos primeiros clubes de futebol de São Paulo) onde o time palestrino venceu a partida por 2 a 0 no estádio Castelões, em Sorocaba. Os gols da partida foram de Bianco de pênalti e de Alegretti no segundo tempo. No peito, o escudo adotado é a Cruz de Savóia.

A Taça Savóia foi o primeiro troféu do Palestra Itália. (Foto: Gazeta Esportiva)

A Taça Savóia foi o primeiro troféu do Palestra Itália. (Foto: Gazeta Esportiva)

Depois dessa partida, o Palestra não disputou mais jogos amistosos durante aquele ano, a não ser o futebol que era praticado pelos associados em campos alugados na Vila Mariana.

Em 1916 a equipe consegue se firmar na Liga de Elite do Futebol Paulistano, o que hoje seria Campeonato Paulista Série A-1.  A estreia do Palmeiras acontece no dia 13 de Maio daquele ano, contra a Associação Atlética Mackenzie College. O jogo termina empatado em 1 a 1.  A escalação do time foi a seguinte: Fabrini; Grimaldi e Ricco (o capitão); Fabbi II, Bianco e De Biase; Gobbato, Valle II, Vescovini, Bernardini e Cestari.

Já em 1917 a primeira alteração no uniforme é feita: Tira-se a faixa horizontal de cor branca que existia no uniforme e um novo escudo aparece, com as iniciais P e I no lugar da Cruz de Savóia. Com alguns reforços, o time é vice-campeão paulista deste ano. É nesse ano também que acontecem os dois primeiros jogos contra o seu maior arquirrival: o Corinthians. Em ambos os jogos o Palestra Itália vence! – 3 a 0 na primeira partida e 3 a 1 na segunda partida. Depois de dois anos, em 1919, o Palestra Itália volta a ser vice campeão paulista.

Os anos seguintes começam a marcar os primeiros títulos paulistas e a construção do Estádio Palestra Itália.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas