Os primeiros anos de história do Palmeiras

Gostou? Seja +1!

Categoria: Futebol
Postado em:
Home » Futebol » Os primeiros anos de história do Palmeiras





A história da Sociedade Esportiva Palmeiras se inicia no dia 26 de agosto de 1914.

O início e os fundadores do clube

Inspirados pela visita de clubes italianos ao Brasil, como o Torino e Pro Vercelli, jovens imigrantes italianos que viviam na capital de São Paulo resolveram montar um time para representar o país de onde vieram.  Deram então o nome ao time de Palestra Italia (sem acento, pois em italiano a palavra Itália não é acentuada) – o primeiro time de futebol italiano da capital. A ata de fundação é rigida na língua italiana.

Praticamente todos os sócios fundadores eram italianos e descendentes. Apenas um era português e que era um dos diretores do clube, mas nenhum deles era filiado a qualquer outra entidade futebolística, a não ser Luigi Cervo, que foi sócio e jogador do Internacional.

Nesta foto de 1916, o primeiro uniforme do Palestra conta com a Cruz de Savóia ao peito e faixa horizontal branca na camisa.

Nesta foto de 1916, o primeiro uniforme do Palestra conta com a Cruz de Savóia ao peito e faixa horizontal branca na camisa.

Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone, funcionários das Indústrias Matarazzo (que contaram com o apoio da fábrica para fundar o clube) são considerados, de fato, os fundadores do Palestra. Ezequiel Simone foi o primeiro presidente do clube.

A Taça Savóia e a primeira partida contra o Corinthians

Primeira partida do Palestra. A equipe palestrina vence o jogo por 2 a 0 e leva a taça.

Primeira partida do Palestra. A equipe palestrina vence o jogo por 2 a 0 e leva a taça.

Logo no ano seguinte, em 24 de janeiro de 1915 a equipe conquista o título ao qual recebeu o apelido de Campeão do Século XX: A Taça Savóia.

O troféu foi dado ao vencedor da partida entre o Palestra Itália e o Sport Clube Savóia (um dos primeiros clubes de futebol de São Paulo) onde o time palestrino venceu a partida por 2 a 0 no estádio Castelões, em Sorocaba. Os gols da partida foram de Bianco de pênalti e de Alegretti no segundo tempo. No peito, o escudo adotado é a Cruz de Savóia.

A Taça Savóia foi o primeiro troféu do Palestra Itália. (Foto: Gazeta Esportiva)

A Taça Savóia foi o primeiro troféu do Palestra Itália. (Foto: Gazeta Esportiva)

Depois dessa partida, o Palestra não disputou mais jogos amistosos durante aquele ano, a não ser o futebol que era praticado pelos associados em campos alugados na Vila Mariana.

Em 1916 a equipe consegue se firmar na Liga de Elite do Futebol Paulistano, o que hoje seria Campeonato Paulista Série A-1.  A estreia do Palmeiras acontece no dia 13 de Maio daquele ano, contra a Associação Atlética Mackenzie College. O jogo termina empatado em 1 a 1.  A escalação do time foi a seguinte: Fabrini; Grimaldi e Ricco (o capitão); Fabbi II, Bianco e De Biase; Gobbato, Valle II, Vescovini, Bernardini e Cestari.

Já em 1917 a primeira alteração no uniforme é feita: Tira-se a faixa horizontal de cor branca que existia no uniforme e um novo escudo aparece, com as iniciais P e I no lugar da Cruz de Savóia. Com alguns reforços, o time é vice-campeão paulista deste ano. É nesse ano também que acontecem os dois primeiros jogos contra o seu maior arquirrival: o Corinthians. Em ambos os jogos o Palestra Itália vence! - 3 a 0 na primeira partida e 3 a 1 na segunda partida. Depois de dois anos, em 1919, o Palestra Itália volta a ser vice campeão paulista.

Os anos seguintes começam a marcar os primeiros títulos paulistas e a construção do Estádio Palestra Itália.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes