Você está em: Clikaki »   Saúde » Os principais músculos do corpo

Os principais músculos do corpo

Calcula-se que no corpo humano há mais de 400 músculos estriados, a maioria dos quais formam pares. Para classificá-los costuma-se dividi-los em grupos, dependendo da região em que se encontram.... Veja mais sobre os músculos.

Calcula-se que no corpo humano há mais de 400 músculos estriados, a maioria dos quais formam pares. Para classificá-los costuma-se dividi-los em grupos, dependendo da região em que Principais Músculos do corpose encontram.

Os principais músculos da cabeça são os do globo ocular, os da expressão facial (circulares dos olhos, circular dos lábios e buccinadores), e os da mastigação (temporais, masseteres e pterigóideos. No qual se encontram os esterno-cleido- mastóideos que dobram a cabeça para os lados e fazem girar, e o cutâneo do pescoço.

Na parte superior do tronco há o trapézio, que mantém a cabeça vertical e elava os ombros, os grandes dorsais, que movem os braços para trás. Na parte anterior acham-se os peitorais maiores,, que são respiratórios, e os retos do abdômen, que sustentam o ventre. Nas costas encontram-se os oblíquos do abdômen, que dobram o corpo para a frente, e os dentados, que são respiratórios. No interior do tórax está o diafragma, que separa a cavidade abdominal da torácica e intervém ativamente na respiração.

Os principais músculos das extremidades superiores são, no ombro, o deltóide, que tem a missão de levantar o braço; na parte diantera deste, o bíceps, que move o braço para frente e flexiona o cotovelo, e na parte traseira, o tríceps que move o braço para trás e estende o cotovelo (é o antagonista do anterior). No antebraço encontram-se os pronadores e supinadores, que fazem girar o punho e a mão, e os flexores e os extensores dos dedos.

Nas extremidades inferiores estão os glúteos, que formam as nádegas; na parte da frente da coxa encontra-se o quadríceps, que estende e endereça a articulação dos joelhos, e a parte de trás, o bíceps femural que dobra o joelho; na perna encontram-se os gêmeos, que formam a batata da perna e ajudam a flexionar o joelho, e os flexores e extensores dos dedos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas