Você está em: Clikaki »   Saúde » Os principais ossos do corpo humano

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 29 de outubro de 2013 às 09:20
Autor Por: Matheus

Os principais ossos do corpo humano

O esqueleto humano, que compreende mais de 200 ossos, pode-se considerar como formado por três partes: os ossos da cabeça, os do tronco e os das extremidades... Veja mais sobre os ossos do nosso corpo e suas devidas funções e importância.

O ESQUELETO HUMANO, que compreende mais de 200 ossos, pode-se considerar como formado por três partes: os ossos da cabeça, os do tronco e os das extremidades.

O esqueleto da cabeça

O esqueleto da cabeça é constituído pelos ossos que delimitam a cavidade encefática e os que formam a face. A caixa encefática é construida por oito ossos: 1 frontal, 2 parietais, 2 temporais, 1 occiptal, 1 etmóide e 1 esfenóide. Os ossos da face são 14 no total: 2 maxilares, 2 malares, 2 nasais, 2 lacrimais, 2 cornetos inferiores, 2 palatinos, 1 vómer e 1 mandíbula.

Principais ossos do corpo humano

O esqueleto do tronco

O esqueleto do tronco é formado pela coluna vertebral, as costelas e o esterno. A coluna vertebral constitui-se de 7 vértebras cervicais, 12 dorsais, 5 lombares, e 5 coccígeas, rudimentares e também soldadas para formar o cóccix; as 2 primeiras vértebras da região cervical diferem notavelmente das restantes, e são as que, articulando-se com o crânio, possibilitam o movimento de rotação e balanço da cabeça. Nas vértebras dorsais implantam-se as costelas; os 7 primeiros pares ou costelas verdadeiras unem-se ao esterno por meio de uma cartilagem; os 3 pares seguintes ou costelas falsas unem-se conjuntamente ao esterno por meio de uma cartilagem que se funde com a do último par de costelas verdadeiras, e os 2 últimos pares ou costelas flutuantes não se fixam ao esterno.

O esqueleto das extremidades

O esquerdo das extremidades superiores articula-se na cintura escapular, formada por 2 omoplatas e 2 clavículas. Cada uma das extremidades é constituída por úmero, que articula-se com a omoplata pela extremidade superior e pela inferior com o cúbito e o rádio; os quais, por sua vez articulam-se com os ossos do punho (escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide, osso grande do carpo e ganchoso); a mão é formada por 5 metacarpianos e os dedos por 14 falanges.

O esqueleto das extremidades inferiores articula-se nos ossos ilíacos, que, por sua vez, articulam-se no osso sacro, formado pela cintura pélvica; O fêrmur ou osso da coxa é o mais longo e forte do esqueleto; articula-se nos joelhos com a tíbia, junto à qual decorre o perônio. Os tornozelos são dilatações da tíbia (lado interior) e do perônio (lado exterior). No pé o tarso compreende 1 calcâneo, 1 astrágalo, 1 cubóide, 1 escafóide e 3 ossos cuneiformes; o metatarso possui 5 ossos metatarsianos, e os dedos, 14 falanges.

Avalie e compartilhe este artigo:

Os principais ossos do corpo humano
1 voto, média de votos: 5.00 (pontuação: 96%)

Comentários

Havila Mendes comentou:

Gostei muito, Interessante o texto era o que eu pocurava…!

Responder
Mari comentou:

Muito bom, obrigada neste site consegui tirar minhas dúvidas muito bem!!

Responder

Deixe o seu comentário


+-