Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Os Símbolos de Natal

Os Símbolos de Natal

Descubra o que significa a maior parte das coisas que fazemos no Natal, a ceia, a árvore de Natal, os presentes e todo o resto.

Presépio: O próspero foi um cenário montado por São Francisco de Assim para lembrar o nascimento de Jesus. O menino nasceu no dia 25 de Dezembro em uma estribeira, que é como se chama o lugar onde os bois, vacas e burros dormem. Era um local simples. Além dos animais, também estavam os pais do bebê, que era Maria e José. Hoje, as pessoas montam o presépio em casa na época do Natal para não esquecer este momento tão importante. E também para lembrar que mais importante que ter muito dinheiro, é ser pessoa simples, humilde e que gosta da família.

Reis Magos: Os três Reis Magos foram homens que visitam Jesus logo que ele nasceu. Eles seguiram a luz de uma grande estrela que urgiu no Céu quando o menino veio ao mundo. Baltasar, Melchior e Gaspar levaram presentes para o menino Jesus: incenso, ouro e mirra (um produto usado para conservar múmias). Cada rei tinha uma cor diferente. Por isso eles representam hoje as pessoas de diferentes raças e partes do mundo.

Estrela de Natal: Foi a estrela que guiou os três Reis Magos até Belém para visitar Jesus. A estrela tem quatro pontas e uma cauda grande com luz. Ela faz parte da história do Natal porque foi muito importante para ajudar os reis magos a encontrarem o menino recém-nascido. Hoje, a estrela é colocada como enfeite no topo da árvore de Natal.

Pinheiro: A árvore de Natal surgiu na Alemanha. Lá faz muito frio e o pinheirinho é a única árvore que fica verde mesmo no inverno gelado. Como ela não morre, o pinheiro significa vida. Então, quando enfeitamos a árvore em casa, quer dizer que o menino Jesus está no nosso lado trazendo muita vida, alegria, força e felicidade.

Bolas de Natal: As bolas coloridas que decoram o pinheiro são como se fossem os frutos das árvores, que representam o que Jesus nos ensinou quando nasceu, como amor, perdão, verdade, oração, esperança e fé.

Velas de Natal: Quando a gente acende uma vela, ela ilumina um ambiente, certo? No Natal, a luz da vela representa as coisas boas que Jesus trouxe ao mundo quando nasceu.

Sinos: Os sinos tocam para avisar as pessoas sobre alguma coisa que está acontecendo. Nas igrejas, por exemplo, você já deve ter percebido que o sino toca quando a missa vai começar. No Natal, esses instrumentos representam a alegria com a chegada de Jesus.

Ceia de Natal: O jantar para reunir a família e amigos na noite de Natal é o que as pessoas chamam de ceia. É um momento especial, de conviver com quem a gente ama. Para ser diferente das refeições dos outros dias, as pessoas rezam e cantam musicas de Natal, lembrando a reunião que Jesus fez com seus discípulos.

Presentes: Quando gostamos de uma pessoa. Nós a presenteamos. Assim Deus fez conosco, porque ele nos ama. Há muito tempo nos deu um dos presentes mais especiais, que é o menino Jesus, o Seu filho. Mas também existem outras origens para este símbolo. Há quem diga que começou com São Nicolau, quando ele deixava saquinhos de moeda na chaminé das casas, e também com os Reis Magos, que levaram presentes para Jesus quando ele nasceu.

Boneco de Neve: O boneco de neve é um dos símbolos de Natal. No Brasil, ele não é muito comum porque aqui a gente não tem neve. Mas nos países onde faz muito frio no Natal, ele é bem famoso. Nestes lugares gelados, as crianças saem de casa durante o dia para montar o boneco no quintal. Colocam duas bolas de neve, uma em cima da outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de mãos.

Guirlanda: A guirlanda é um enfeite de Natal feito com ramos verdes, enfeites vermelhos, laços e quatro velas. Os romanos penduravam o objetos na porta para a saúde de todas as pessoas da casa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas