Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Pacientes com artrite desconhecem que doença é irrecuperável

Pacientes com artrite desconhecem que doença é irrecuperável

Desinformação

Estudo realizado com mais de 10 mil entrevistados mostra que pacientes acreditam que a doença não seja tão séria quanto outros problemas crônicos

Doença tem seu pico de incidência entre 40 e 70 anos.

Doença tem seu pico de incidência entre 40 e 70 anos.

Uma pesquisa realizada em Punta Del Este, Uruguai (18), apontou que a maioria das pessoas que sofrem de artrite reumatoide não sabia que as lesões causadas pela doença não tinham recuperação. Este foi o maior levantamento realizado no mundo todo com mais de 10.000 pacientes entrevistados.

De acordo com o estudo, na América Latina, 55% dos entrevistados não sabiam, ao passo 43% acreditam que a doença não é tão séria quanto outros problemas crônicos, como diabetes e hipertensão. Também, com base no levantamento feito, 88% dos entrevistados disseram que sabem da importância de manter a doença controlada e outros 61% revelaram que sabem como fazer isso por estarem bem informados.

Porém, o reumatologista Rorger A. Levy, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do comitê que coordenou a pesquisa na América Latina, comentou a respeito dessa desinformação: “Esses dados são preocupantes porque mostram que o paciente acha que compreende bem a sua doença, mas não sabe coisas básicas sobre ela. Sem essas informações, fica mais difícil de fazermos com que ele siga o tratamento e mantenha a doença controlada”.

Para o médico, as pessoas que acreditam que a artrite não é um problema tão grave quanto outras doenças crônicas, estão se enganando. Alguns pacientes só tomam os remédios quando sentem dor, isso é um erro grave. Ainda mais, de acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados dizem acreditar que sua doença está controlada quando não manifestam o sintoma.

“Essa percepção prejudica o paciente. Se ele para de tomar a medicação quando não sente dor, a doença pode evoluir e provocar as lesões irreversíveis, que vão causar deformidades e incapacidade de funções em vários membros, sobretudo nas mãos”, alerta o especialista.

Artrite Reumatoide

A doença está presente atualmente em cerca de dois milhões de brasileiros. Degenerativa, auto imune sistêmica, pode levar a incapacitação funcional dos pacientes e em casos mais graves podem elevar risco de morte cardíaca. Não muito se sabe sobre a origem da doença, mas acredita-se que seja uma alteração no sistema imunológico, que passa a se virar contra as próprias proteínas presentes no organismo, especialmente as presentes nas articulações, de onde geram as inflamações.

O tratamento é medicamentoso e com prevenção do doente lesionar as articulações, melhorando a qualidade de vida e diminuindo a dor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas