Você está em: Clikaki »   Educação » História » Pangéia Resumo

Pangéia Resumo

Pangéia

Conheça um pouco mais sobre o supercontinente Pangéia

O holandês Abraham Ortelius, conhecido como pai do Atlas Moderno, sugeriu pela primeira vez em 1596 que os continentes não estiveram sempre em suas posições atuais. Ele sugeriu que as Américas foram “rasgadas” e afastadas da Europa e África, afirmando que para achar os vestígios bastava alguém trazer para sua frente um mapa do mundo e observar as costas dos continentes. A ideia de Abraham Ortelius só voltou a ser retomada no século 19.

pangeia

Pangéia foi o supercontinente que existia há 200 milhões de anos atrás, ele se fragmentou há cerca de 130 milhões de anos e se transformou em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austália e Antártida) e há 84 milhões de anos, houve outra separação entre América do Norte e Eurásia e também entre América do Sul, África, Oceania e Índia. E depois ainda a Índia acabou colidindo com a Ásia, juntando-se ao continente.

Pangea_animation

Durante a era cenozoica quando a Índia colidiu com a Ásia, ela fez isso com tanta pressão que o choque entre as placas tectonicas teve como resultado a formação da cordilheira do Himalaia, localização do monte Everest, a montanha mais alta do planeta. A movimentação dos continentes se devem as placas tectônicas, as mesmas responsáveis por terremotos e atividades vulcânicas.

placas-tectonicas

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas