Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Para que serve o bigode do gato?

Para que serve o bigode do gato?

Estética?

Se engana você que pensa que o bigode do gato serve apenas para a estética. Descubra agora qual a real função do bigode do gato.

O bigode do gato serve como um guia no escuro

O bigode do gato serve como um guia no escuro

Juntamente com os cães, os gatos são os animais mais preferidos dos seres humanos. Alguns até mesmo chegam os considerar como “o melhor amigo do homem”, por serem animais mais quietos e calmos, ao contrário dos cachorros.

Algo que todo o gato tem e que poucos sabem para o que server é o bigode. Muitos pensam que seu bigode é apenas um fator estético, porém ele é muito mais importante. Grande parte dos gatos domésticos tem hábitos noturnos, mesmo tendo uma visão aguçada durante a noite, o gato têm como principal orientador o seu bigode, pois com ele é possível identificar objetos e presas próximas.

Os pelos do bigode desse animalzinho estão diretamente ligados a tecidos que possuem várias terminações nervosas. Qualquer pequena brisa pode ser sentida pelo bigode, isso permite que os gatos consigam identificar objetos próximos mesmo sem vê-los.

Caso seja cortado, o gato ficará temporariamente incapacitado

Caso seja cortado, o gato ficará temporariamente incapacitado

Além de servir para detectar objetos e presas, o bigode também ajuda o gato a medir a largura de uma abertura antes que ele tente passar por ela. E não para por aí, existem funções que nós ainda nem mesmo temos conhecimento. Caso o bigode do gato seja cortado, ele ficará temporariamente incapacitado e terá muitos dificuldades pelo resto da vida.

Impressionados com a capacidade do bigode do gato, alguns cientistas estão trabalhando em robôs equipados com sensores que buscam imita-lo, para que os robôs conseguissem evitar obstáculos facilmente. Essa tecnologia é chamada de e-whiskers (bigode eletrônico), e caso sejam um sucesso, isso traria um grande avanço na areá da robótica. Se você é fã de gatos, não esqueça de conferir também o motivo de dizerem que os gatos tem sete vidas.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas