Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Para que serve o horário de verão?

Para que serve o horário de verão?

Ajustar o relógio

Para aproveitar mais a luz do dia, Benjamin Franklin teve boa a ideia de criar o horário de verão.

O horário de verão

O horário de verão tem como principal objetivo diminuir o consumo de energia. (Foto: Reprodução)

O horário de verão é algo que todos nós sabemos que existe, mas quase ninguém sabe qual é o seu principal propósito, ele passou a ser algo tão rotineiro que poucas pessoas dão real importância a ele, principalmente na modernidade atual em que vivemos, onde os relógios se ajustam automaticamente.

Quando foi criado?

Ele foi idealizado por ninguém mais ninguém menos que Benjamin Franklin, no ano de 1784, nos Estados Unidos. A principal intenção de Franklin era de tirar o maior proveito possível da luz natural durante os dias mais longos do ano.

Mas, de inicio o governo americano não ficou muito interessado na ideia , pois eles achavam que era algo desnecessário e que confundiria o povo. Essa ideia só passou a ser utilizada na Primeira Guerra Mundial pela Alemanha.

O Brasil utilizou pela primeira vez esse sistema no verão de 1931/1932. No ano de 1985, depois de 18 anos sem ajustar o relógio, o Brasil voltou a utilizá-lo após uma queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, desde então o horário de verão passou a ocorrer todos os anos.

Para que serve?

O principal objetivo do horário de verão é diminuir o consumo de energia, utilizando de maneira mais proveitosa a luz natural do dia, como resultado o consumo de energia nos períodos conhecidos como “horários de ponta” (18h às 21h) reduz de 4 a 5%.

Como o nome já diz esse reajuste no relógio, se inicia no verão, pois nessa época do ano os dias são mais quentes, com isso as pessoas passam a utilizar aparelhos eletrônicos como ventilador, ar condicionado, entre outros para se refrescar. Além do calor, no verão os dias são mais longos e as noites mais curtos, fazendo assim que as pessoas passem mais tempo acordadas e consumindo energia elétrica.

Quais os países que utilizam?

São muitos os países que adotam ou já adotaram esse método, atualmente ele é usado em toda a Europa, na maior parte da América do Norte e da Ásia e na Austrália. Na America do Sul somente o Brasil e o Chile utilizam o horário de verão.

No Brasil não são todos os estados que fazem uso desse horário, dentre as que participam estão: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas