Para que servem os carboidratos

Gostou? Seja +1!

Categoria: Biologia
Postado em:
Home » Biologia » Para que servem os carboidratos





Carboidratos

Carboidratos são encontrados em massas, pães e cereais

Função energética

Fácil de entender, a primeira função do carboidrato é fornecer energia para o nosso corpo. Isso mesmo, quando necessitamos de energia, nosso corpo recorre primeiramente ao carboidrato, principalmente a glicose.

Os carboidratos também são conhecidos como glícidios ou hidratos de carbono. Essas biomoléculas são as mais abundantes no planeta e são compostos basicamente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando ou não nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

  • Glicose
  • A fórmula molecular da glicose é C6H12O6.
  • Estruturalmente, a glicose é um anel hexagonal formado por um átomo de oxigênio e cinco átomos de carbono; o radical hidroxila (-OH) e um átomo de hidrogênio estão ligados a cada um dos carbonos do anel, exceto um dos carbonos que está ligado ao oxigênio do anel; este carbono está ligado ao um radical CH2OH. As hidroxilas ligadas aos carbonos do anel estão ligadas alternadamente em sua forma espacial. (Fonte)

Alimentos como pães, macarrão, cerais, arroz e massas são grandes fontes de carboidrato e servem de base para que a nossa alimentação seja saudável e tenhamos energia durante o dia. Mas, será que os carboidratos servem apenas para nos dar energia? Absolutamente que não.

Funções estruturais

Os carboidratos também tem funções estruturais, ou seja, eles também ajudam na estrutura dos organismos. Os carboidratos atuam na parede celular das bactérias, fungos e vegetais, também em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais. Dentre outras funções, os carboidratos servem como lubrificantes das nossas articulações e fazem com que nossas células funcionem coerentemente.

Dependendo do tamanho os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Então, se você é um estudante, sempre que ver em suas provas algo que termine com "sacarídeos", tenha em mente que está falando sobre os carboidratos.

Revisão

Relembrando, os carboidratos possuem duas funções:

  • Energética: sob a forma de ATP, possuem a principal e primeira função de ser convertida em energia.
  • Estrutural: determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. Podem fazer parte também do DNA.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes