Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Perguntas e respostas sobre a bronquite

Perguntas e respostas sobre a bronquite

Inflamação dos brônquios

A bronquite, uma inflamação aguda ou crônica – os brônquio principalmente das ramificações de maior diâmetro – que produz tosses e experctoração.

bronquite

Remédios dados através da inalação melhoram a bronquite (Foto: Tv Fronteira/Reprodução)

O que é bronquite?

Uma inflamação aguda ou crônica – os brônquio principalmente das ramificações de maior diâmetro – que produz tosses e expectoração.

Porque os brônquios se inflamam?

Porque são invadidos pelos micro-organismos que se encontram nas vias respiratórias; a resposta dos brônquios a esse tipo de ataque é a inflamação.

Qual a causa da tosse e da expectoração?

A necessidade de eliminar a secreção mucosa dos brônquios. O interior dos brônquios é recoberto por uma finíssima capa de célula que, ao se inflamarem diante de uma infecção, desprendem-se e acumulam-se, formando uma mucosidade que é expulsa pela tosse.

Saiba que existem dois tipos de bronquite: a aguda e a crônica. Para entender mais da sequência do artigo, leia a diferença entre elas.

Que consequência a bronquite pode ter?

Nos casos de bronquite aguda, a inflamação dos brônquios pode estender-se aos bronquilos (bronquiolite) ou ao tecido alveolar (broncopneumonia). Quando a bronquite é crônica, a obstrução dos brônquios podem causar a dilatação dos alvéolos (enfisema), e os fortes acessos de tosse a dilatação dos próprios brônquios podem ocorrer também distúrbios circulatórios. Cansaço e fatiga são evidentes.

O que fazer quando surgem os primeiros sintomas da bronquite?

Procurar sem demora um especialista afim de conseguir a cura total dos brônquios, evitando-se assim o risco de ter uma bronquite crônica.

Pode-se recomendar com remédio caseiro, a aplicação de calor sobre o peito. Tem alguma eficácia?

Sim, e aconselha-se ainda o repouso no leito. Devem ser tomados também remédios afim de se combaterem os sintomas e a causa. Nos casos de bronquite crônica recomenda-se a permanência em lugar de clima seco e temperado e vida ao ar livre.

Pode-se adotar alguma medida eficaz para se evitar a bronquite?

A bronquite aguda é dificilmente evitada, já que a infecção que a provoca pode se produzir a qualquer momento. A bronquite crônica pode ser prevenida combatendo-se os fatores predisponentes tais como hábito de fumar e a poluição atmosférica.

Sendo a poluição um fator predisponente, a bronquite crônica deve ser mais frequente nas cidades do que nas zonas ruais. Assim é, em especial nas grandes cidades, o que se compreende perfeitamente se considerarmos o alto grau de poluição registrado nelas. Manter-se afastado de grandes centros urbanos podem melhorar relativamente a bronquite.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas