Você está em: Clikaki »   Saúde » Perigos da obesidade

Perigos da obesidade

Conheça todos os perigos da obesidade e como previnir-se.

Obesidade

O que é a obesidade?

É uma condição patológica caracterizada por um anormal excesso de peso corporal de acordo com os valores que se consideram normais para um determinado tamanho. Esta maior abundância de células gordurosas, chamadas também de adipose, acumulam gordura. P

ara que se produza a obesidade é necessário um desajuste entre a quantidade de energia armazenada no organismo e a que este consome.

De onde vem estas gorduras?

Dos alimentos, especialmente daqueles ricos em gorduras como o azeite e as manteigas. No entanto, o organismo também pode produzi-las a partir dos hidratados de carbono e inclusive a partir das proteínas, ainda que a ingestão destas seja mais rara.

Que função tem a gordura do nosso corpo?

A gordura atua como isolante térmico de nosso organismo e é também, sua reserva energética em caso de falta de alimento.

Pode-se saber a quantidade de energia que necessitamos?

É possível conhecê-la com bastante precisão. Naturalmente as necessidades energéticas variam em função de idade, sexo e atividade.

O que é o peso ideal teórico?

É o que corresponde a uma pessoa normal de acordo com seu tamanho, idade e sexo. Para calculá-lo pode-se consultar tabelas que existem ou utilizar a seguinte formula: Peso ideal= ( tamanho em cm – 150x 0.75+50.

Quando se diz que uma pessoa é obesa?

Quando seu peso é superior ao ideal teórico corresponde. Este aumento de peso deve corresponder a uma acumulação excessiva de gordura, não de água. Nos casos em que o excesso é inferior a 10 por cento, considera-se que a obesidade é leve ou discreta. Se alcança valores compreendidoss entre 11 e 25 por cento, a obesidade é moderada, quando oscila entre 26 e 50 por cento. pode-se dizer que a obesidade é extrema.

A obesidade é frequente?

Calcula-se que padecem 50 por cento da população de mais de 50 anos nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Atinge-se, especialmente, pessoas de nível socio-econômico baixo, cujo a dieta se baseia nos hidratos de carbono (farinhas, féculas), alimentos mais baratos que as proteínas.

É aconselhável que as crianças sejam magras?

Sim, pois isso evita a excessiva multiplicação das células acumuladoras de gordura que tem lugar entre 2 e 16 anos. Desta forma, se produz obesidade durante a idade adulta, é mais fácil de combater.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas