Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Plásticos ecologicamente corretos

Plásticos ecologicamente corretos

Plásticos ecologicamente corretos Vários fabricantes de plástico e representantes de Organizações Não Governamentais se reúnem todos os anos em uma feira em São Paulo chamada Plastishow. Ali eles apresentam produtos feitos de plástico versáteis e ecologicamente corretos. Só no ano de 2011, mais de 200 mil toneladas de garrafas PET foram produzidas no Brasil. Entre […]

Plásticos ecologicamente corretos

Vários fabricantes de plástico e representantes de Organizações Não Governamentais se reúnem todos os anos em uma feira em São Paulo chamada Plastishow. Ali eles apresentam produtos feitos de plástico versáteis e ecologicamente corretos.

Só no ano de 2011, mais de 200 mil toneladas de garrafas PET foram produzidas no Brasil. Entre os expositores da feira que acontece em São Paulo, existem várias empresas que usam o plástico para lançar novos produtos. Por exemplo: cabides com aparência muito parecida de madeira mas que são feitos a partir do plástico que sobra da fabricação de fraldas descartavéis.

O que mais chama atenção é que o custo desses materiais são acessiveis e muito competitivo no mercado, muito similar ao de um produto convencional. Canetas e sacolas já são biodegradáveis. Não possuem nenhum material derivado do petróleo.

Hoje em dia, o Brasil recicla apenas 20% do plástico que produz. Mas esse cenário pode facilmente mudar, já que novas indústrias feitas aqui tem a capacidade de reter e processar uma quantidade bem maior desses resíduos.

O maior desafio para resolver o problema da reciclagem do plástico está na coleta. O plástico não é atrativo para os catadores porque valem bem menos que o alumínio de uma latinha de refrigerante, por exemplo. Outro fator é que o plástico requer um espaço muito maior para se manuseá-lo e transportá-lo.

Ainda sim, é esperado um aumento na coleta desse material, já que em 2014 cessa o prazo para que a nova política de resíduos sólidos seja implantada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas