Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Por que a água quente congela mais rápido que a fria?

Por que a água quente congela mais rápido que a fria?

Mistério

Físicos da Universidade Tecnológica Nanyang, de Singapura, afirmam ter descoberto o motivo desse mistério que já nos perturba a muitos anos. Saiba qual é a resposta deles para essa intrigante pergunta.

a

O fenômeno responsável por isso é o Efeito Mpemba

Apesar de parecer algo difícil de acreditar, que a água quente congela mais rapidamente do que a fria, a verdade é que, por alguma razão, isso é real. De tão inacreditável esse é um dos mistérios que os cientistas de todo o mundo tentam explicar há séculos. O fenômeno responsável por isso é chamado de Efeito Mpemba, ele já é conhecido desde a Grécia antiga e o primeiro a se dar conta dele foi o filósofo Aristóteles.

Resposta sobre o efeito

O estudo sobre o tema foi feito por uma turma de físicos da Universidade Tecnológica Nanyang, de Singapura, eles sugerirão que as responsáveis pelo efeito são as ligações químicas que mantém as moléculas de água unidas.

Antes de tudo você deve saber que as moléculas de água são compostas por dois átomos de hidrogênio juntamente com um átomo de oxigênio de uma ligação covalente, nela ocorre o compartilhamento de elétrons entre os átomos. Quando a água esta aquecida as suas moléculas ainda continuam unidas, mas agora é através de ligações débeis – as ligações de hidrogênio –, essa ligação ocorre quando um átomo de hidrogênio de uma molécula se une a um átomo de oxigênio de outra.

De acordo com os físicos

De acordo com os físicos as responsáveis pelo efeito são as ligações químicas que mantém as moléculas da água unidas.

De acordo com os cientistas que dizem ter desvendado o mistério do Efeito Mpemba, o que de fato acontece é que, quando as moléculas de água entram em contato uma com as outras, acontece a reputação natural, isso faz com que as ligações covalentes se distendam e acumulem energia.

Toda vez que a água é aquecida, as suas ligações de hidrogênio vão se distendendo mais conforme a água fica menos densa e as moléculas se distanciem cada vez mais umas das outras. De acordo com os cientistas, essa distensão que ocorre entre as ligações de hidrogênio permitem que as ligações covalentes voltem a “encolher” um pouco resultando assim numa liberação de energia, toda esse liberação de energia é equivalente à liberação de calor, sendo assim é por isso que a água quente se congela mais rápido do que a fria.

Até o momento essa teoria parece a melhor explicação para esse mistério, mesmo assim ainda é necessário fazer mais estudos e também fazer uma revisão minuciosa, pois é muito difícil fazer com que a comunidade cientifica aceite uma teoria facilmente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas