Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que a bússola aponta sempre para o norte?

Por que a bússola aponta sempre para o norte?

Mágica?

A bússola foi uma das invenções mais importantes da humanidade, nos permitindo explorar novos lugares, mas por que ela sempre aponta para o norte? Descubra aqui

A bússola aponta sempre ao norte graças ao campo magnético da Terra

De acordo com os livros de história, os primeiros a utilizarem o método de orientação natural foram os chineses, para que não se perdessem em suas viagens marítimas. Foram eles que descobriram que uma agulha imantada e suspensa por seu centro de gravidade apontava sempre para a mesma direção.

Muitos anos depois, foi entendido que a bússola apontava sempre para o norte, o motivo disso é que a Terra é como um imã imenso que exerce força de atração nessa direção. A descoberta da bússola foi atribuída a William Gilbert, que notou após aproximar uma agulha imantada de uma esfera de minério magnético, que a agulha se mantinha da mesma maneira quando observada na superfície da Terra. Assim, Gilbert concluiu que a própria Terra é como um imã gigante, cujo campo magnético se orienta nas direções norte-sul.

A bússola é composta basicamente por um ponteiro magnetizado livre que se alinha perfeitamente  ao campo magnético terrestre, ela confere um ponto de referência que é de grande ajuda para se localizar geograficamente.

Hoje em dia, é possível encontrar bússolas muito mais tecnológicas, porém diversas pessoas ainda preferem as antigas ou as caseiras que podem ser construídas facilmente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas