Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que a picada de pernilongo causa coceira?

Por que a picada de pernilongo causa coceira?

Inseto maldito

Um dos insetos mais irritantes na opinião de muita gente é o pernilongo, mas você sabe por que a picada dele causa coceira? Saiba a resposta aqui.

pernilongo-na-pele

Muitas pessoas consideram o pernilongo como um dos insetos mais irritantes de todos, eles com certeza incomodam muito, principalmente nas noites quentes de verão, quando deixamos as janelas abertas para refrescar um pouco, e um pernilongo invade sua casa todo esfomeada nos enchendo de picadas. Mas, por que será que a picada do pernilongo causa coceira?

De acordo com o site Today I Found Out, isso acontece devido a uma pequena quantidade de saliva que os pernilongos fêmeas deixam na nossa pele na hora que eles vão sugar o nosso sangue. Essa saliva deixada por eles contém diversos anticoagulantes e enzinas em sua composição, para que os pernilongos consigam sugar o nosso sangue mais facilmente.

Fonte da imagem: Reprodução

Fonte da imagem: Reprodução

O problema começa depois que o pernilongo vai embora de bucho cheio, pois a saliva deixada pela picada faz com que o nosso sistema imunológico reaja a essa substancia, produzindo anticorpos para combater os antígenos presentes na saliva. Isso provoca a liberação de histamina que acaba desencadeando uma reação inflamatória. A histamina liberada ajuda também os glóbulos brancos a combater qualquer invasor no nosso organismo, pois ela faz com que os capilares se tornem mais permeáveis. Além  disso, ela incha os vasos sanguíneos próximos da região, dando origem à picada rosada e irritada que nos mata de coceira.

Fonte da imagem: Reprodução

Fonte da imagem: Reprodução

O segredo para não se preocupar tanto com os pernilongos, é evitar coçar o local onde você foi picado, pois quanto mais você fazer isso, mais tempo a coceira vai durar, podendo até mesmo causar uma inflamação na área afetada.

Uma curiosidade que poucos sabem sobre os pernilongos é que somente as fêmeas são “sanguinárias”, e elas não usam o nosso sangue apenas como alimento, a substância presente no nosso sangue também é usada para produzir os ovos, ou seja, seu sangue ajudará a nascer os futuros pernilonguinhos que te atrapalharam futuramente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

alcimarguimaraes.perce
Alcimar Guimarães Perce comentou:

Gostei. Acho que as informações são úteis. Espero que vc gostem.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas