Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que as letras do teclado não são organizadas em ordem alfabética?

Por que as letras do teclado não são organizadas em ordem alfabética?

QWERTY

Você faz ideia do motivo do seu teclado ter todas as letras embaralharas dessa forma? Descubra a resposta aqui

O modelo de teclado mais usado no mundo todo e que você provavelmente usa é chamado QWERTY

O modelo de teclado mais usado no mundo todo e que você provavelmente usa é chamado de QWERTY

Se você olhar agora mesmo para o seu teclado, irá notar que a disposição das letras não lembra nem de longe o nosso alfabeto, o que para os iniciantes é um problema e tanto já que ainda não estão acostumados a essa disposição e levam minutos para digitar uma simples frase.

O teclado que usamos, é chamado de QWERTY – ele leva esse nome graças as seis primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda. Mas, você sabe o motivo dele ser assim? Para responder a essa pergunta é necessário contar a história do ancestral do computador, a máquina de escrever.

Voltando no tempo…

Inventada em 1868, pelo americano Christopher Latham Sholes, que de inicio tentou ordenar as letras em ordem alfabética (como acontece na segunda fileira, onde temos uma sequência quase completa: DFGHJKL), porém essa configuração fazia com que o aparelho apresentasse problemas de acionamento simultâneo de certas teclas e constantes travamentos.

O teclado QWERTY surgiu como uma solução para problemas de acionamento duplo e travamentos de máquinas de escrever

O QWERTY surgiu como uma solução para problemas de acionamento duplo e travamentos de máquinas de escrever

Vários anos depois, um parceiro comercial de Sholes, chamado James Densmore, apresentou a ideia do QWERTY que solucionaria o problema, já que essa mudança forçaria o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, pois ela tirava as letras E e I que são bastante usadas no inglês da segunda fileira – que é considerada a mais acessível. Já a letra A, outra vogal bastante utilizada, foi colocada na primeira posição da segunda fileira, para que o dedo responsável por pressioná-la fosse o dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

Existem outros modelos?

Sim, desde o surgimento do QWERTY – que é o modelo mais utilizado no mundo – diversos outros modelos de teclados surgiram, um dos exemplos mais conhecidos é o Dvorak. Dois países que utilizam uma configuração diferente é a França e a Bélgica, que usam um modelo chamado AZERTY.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas