Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que as montanhas ficam azuis quando olhamos de longe?

Por que as montanhas ficam azuis quando olhamos de longe?

Descubra o motivo dessa misteriosa coloração azulada ao olharmos para o horizonte

O azul que vemos é causado pela dispersão da luz do Sol ao atingir as minúsculas partículas de água

Essa é uma daquelas perguntas bobas, que apesar de parecer insignificante, ela é importantíssima para que o pensamento cientifico ganhe fôlego e continue em busca de respostas para todas as nossas dúvidas.

Sempre que olhamos uma montanha no horizonte, notamos que ela esta envolvida misteriosamente por uma cor azul, e ao chegarmos perto, notamos uma vegetação totalmente verde. Mas, por que isso acontece?

Basicamente, o que se passa é que o azul que vemos é na verdade causado pela dispersão da luz do Sol ao atingir as minúsculas partículas de água que compõem a névoa. Se você parar para observar, sempre em volta de uma montanha existe uma fina névoa que dissipa quando estamos muito perto, não permitindo que a enxerguemos.

De maneira similar, em cidades muito poluídas como Los Angeles e São Paulo, ao olharmos do topo de um prédio, teremos a sensação de que toda a cidade está envolvida por uma massa cinzenta, porém o que vemos são partículas de sujeira que se uniram às partículas de água iluminadas pelos raios solares.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas