Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que as pessoas mentem?

Por que as pessoas mentem?

Mentira

Infelizmente a mentira faz parte do nosso cotidiano, você mesmo já deve ter contado algumas hoje ou ouvido uma, mas você sabe o por que de tanta mentira? Clique aqui e descubra.

As chances de alguém nunca ter mentido na vida são quase nulas.

As chances de alguém nunca ter mentido na vida são quase nulas

Conversar com uma pessoa que só sabe mentir é tão ruim que chega a ser bizarro, mal a pessoa abre a boca você já pensa assim: “Senta que lá vem histórias mentirosas” não é mesmo. Mas além de ser feio demais mentir, certas mentiras podem causar grandes mal entendido.

Breve definição de mentira

Mentira: Dizer ser verdade aquilo que se saber não ser verdadeiro, induzir a um erro, enganar, tapear, iludir, dissimular a verdade, errar, omitir a verdade, promessas que não são compridas enfim mentira tem várias definições.

A verdade dói…será?

Muitas vezes nós mentimos para escapar dos problemas

Interação com outras pessoas é um hábito do cotidiano na vida de todo mundo, conversar, descobrir, construir afirmações, escolher. Na maioria das vezes todo fato relatado tem alguma base, por exemplo, se eu digo pra você não fazer algo por que eu fiz e não dá certo é por que eu já fiz e não obtive resultados satisfatórios, certo? Já quando eu digo pra você não fazer algo por que alguém (terceiros) fez a mesma coisa e também não teve bons resultados é por que eu tive uma base do que estou dizendo mais é algo mais superficial. Ou seja, no primeiro caso é por experiência própria, já no segundo é algo mais subjetivo menos intenso.

Em ambas as situações você poderá escolher fazer aquilo ou não, avisado você está, caso tenha entendido o recado não o fará caso não tenha fará contrário ao que eu falei. Enfim com este simples exemplo você deve ter percebido que nossas formulações afetam direta ou indiretamente as decisões e comportamentos dos outro.

Mas afinal, por que as pessoas mentem?

Chega de enrolação vamos descobrir por que as pessoas mentem, até por que ninguém nasce mentiroso(a). Será?

Segundo alguns autores, tanto dizer a verdade quanto contar uma mentira, são comportamentos verbais aprendidos e mantidos pelas consequências que produzem antes de qualquer coisa para aquele que fala, ou seja, se alguém é beneficiado pela mentira este comportamento pode tornar-se comum nessa pessoa já que tal mentira trouxe “vantagens”.

As "vantagens" trazidas por algumas mentiras, fazem com que outras surjam.

As “vantagens” trazidas por algumas mentiras, fazem com que outras surjam

Observando as crianças como exemplo elas mentem por medo de serem punidos por aquilo que tenham feito de errado ou por quilo que deixaram de fazer seja um dever da escola ou coisa do tipo, desta forma o medo de dizer a verdade e de encara-la é um forte aspecto do hábito de mentir.

Medo da verdade

Mais do que qualquer verdade, é saber ouvir e não julgar deixe de lado a primeira história de que mentiu uma vez vai mentir sempre, procure entender as razões pela qual a pessoa mentiu na maioria das vezes é para evitar um dano maior ainda.

Desta forma para convivermos sempre com a verdade mesmo que ela doa na hora, ela sempre será a melhor opção de aprendizado. Permita que as pessoas possam dizer o que pensam engradeça uma pessoa por ter dito a verdade, principalmente uma criança que adora receber elogios.

Diga a verdade sempre, até porque falando de forma realista uma hora ou outra aparece.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas