Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que ás vezes sentimos frio na barriga?

Por que ás vezes sentimos frio na barriga?

Medo

Quem nunca sentiu aquele famoso friozinho na barriga em um momento tenso ou em uma descida, mas você saber por que isso acontece? Descubra aqui

O frio na barriga é muito comum durante uma volta de montanha-russa

O frio na barriga é muito comum durante uma volta de montanha-russa

Quem nunca em um momento de desespero sentiu aquele “friozinho na barriga”, mas você faz ideia do por que disso acontecer? O motivo está ligado a uma reação natural do nosso organismo.

Sempre que estamos em um momento de alerta o nosso organismo sente a necessidade de preparar os músculos para lutar ou fugir dessa situação, a interrupção do processo digestivo para diminuir o gasto de energia é uma das primeiras alterações provocadas pela ativação do sistema nervoso simpático. Além disso, nosso organismo diminui as contrações do estômago e do intestino e desloca o fluxo sanguíneo da região, causando assim o famoso “frio na barriga”.

Mas, por que sentimos frio na barriga em descidas?

Isso acontece, graças a uma reação involuntária, causada pela impressão de imponderabilidade (estar frente ao imprevisível e ao desconhecido) ou de falta de peso causada pela inércia dos órgãos abdominais, que não são tão fixos e possuem certa mobilidade. Em nossos órgãos existem células nervosas chamadas mecanorreceptores, que são responsáveis por detectar mudanças bruscas de aceleração, causadas pelo aumento ou redução na ação da gravidade.

Sendo assim, quando estamos, por exemplo em uma montanha russa, logo que entramos em uma queda brusca, nossos órgãos não têm tempo para se adaptar à nova condição. Essa náusea instantânea também acontece nas subidas e é intensificada por uma inspiração profunda involuntária. Durante a queda ou subida, a concentração de átomos eletricamente carregados dentro das células muda muito rápido, devido a uma mudança estrutural na membrana, isso cria uma mensagem elétrica que é enviada para o nosso cérebro, que ao ler a informação, a transforma no famoso frio na barriga

Em alguns momentos como em um passeio de montanha-russa essa sensação pode ser muito prazerosa, porém para algumas pessoas, o “frio na barriga” só serve para aumentar ainda mais a ansiedade, pois causa um desconforto intestinal. Em grandes sustos ou casos mais extremos, pode haver descontrole dos esfíncteres urinário e anal, o que acaba em xixi – ou coisa pior.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas