Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que bocejamos quando vemos alguém bocejar?

Por que bocejamos quando vemos alguém bocejar?

Bocejou?

Alguns só de ler a palavra bocejar já começam a abrir a boca. Descubra por que isso acontece.

Só de ver essa imagem já da vontade de bocejar (Imagem: Reprodução)

Só de ver essa imagem já da vontade de bocejar (Imagem: Reprodução)

Bocejar é algo que qualquer pessoa faz, mas algo muito curioso que envolve esse ato, é que sempre que vemos alguém bocejando, a vontade de bocejar vem quase que instantaneamente. Mas, por que isso acontece?

O ato de bocejar é uma ação involuntária que faz nosso corpo despertar e entrar em alerta, já que nossa frequência cardíaca aumenta devido a grande quantidade de oxigênio que captamos. Existem diversas teorias sobre o motivo do bocejo ser “contagioso”, uma das mais aceitas aponta que a culpa é dos neurônios espelho.

Os neurônios espelho são células que gravam a forma como nos comportamos em determinadas situações, e para que o cérebro não se canse “atoa” planejando sempre como nós iremos nos comportar, ele irá basear nossas ações futuras nos comportamentos passadas, como quando choramos, por exemplo, essas células entram em ação para determinar como iremos chorar da próxima vez.

Nós bocejamos antes de dormir porque estamos tentando ficar acordados, ou seja, lutando contra o sono.

Nós bocejamos antes de dormir porque estamos tentando ficar acordados, ou seja, lutando contra o sono (Imagem: Reprodução)

Quando vemos alguém bocejando, é desencadilhado pelos neurônios espelho um ato reflexo, que não conseguimos controlar, e dão início ao bocejo. Mesmo que você tente impedi-lo, ele vai começar sem que queiramos.

Na maioria das vezes que bocejamos por “reflexo”, nós estamos em uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou, como quando estamos vendo um filme que não está muito interessante com um grupo de pessoas, e todos estão relaxados, quando a primeira pessoa boceja, o cérebro da outra que nota o ato, acha que nós também temos que ficar mais alerta e também aciona o bocejo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas