Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que choramos quando estamos cortando cebola?

Por que choramos quando estamos cortando cebola?

Química

A cebola é um alimento muito saboroso e que trás diversos benefícios à saúde, porém o fato de "chorarmos" ao corta-la faz com que muitos se afastem dela. Descubra por que isso acontece.

O motivo de chorarmos está ligado a uma reação química (Imagem: Reprodução)

O motivo de chorarmos está ligado a uma reação química (Imagem: Reprodução)

A cebola é um dos temperos mais comuns e saborosos da nossa culinária, ela é rica em nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina C (ácido ascórbico) que trazem diversos benefícios à nossa saúde e ajudam a tratar problemas como resfriados, laringite, doenças coronárias, diabetes, aterosclerose e asma. Porém, tem algo que faz com que muitos se distanciem desse poderoso alimento, o fato dela fazer as pessoas “chorarem” ao corta-las. Mas, por que será que isso acontece?

De acordo com a ciência, o motivo principal é a formação de um gás volátil chamado sulfóxido de tiopropanal (também chamado de sin-propanetiol-S-óxido). De inicio, esse gás não está presente na estrutura da cebola, ele só surge quando a cortamos, pois, ao fazermos isso, as células da cebola são catalisadas (aceleradas) pela enzima alinase. Em poucas palavras, entre os compostos formados, há os ácidos sulfínicos, que são bem instáveis e rapidamente se convertem no sulfóxido de tiopropanal, que é o gás da lágrima.

Utilizar um óculos de natação ou de mergulho irá te proteger desse gás (Imagem: Reprodução)

Utilizar um óculos de natação ou de mergulho irá te proteger desse gás (Imagem: Reprodução)

Por ser um gás bastante volátil, ao entrar em contato com a umidade de nossos olhos, ele se transforma em uma espécie de ácido bem fraco, que causa ardor nos olhos. Ao sentir essa ardência, o nosso corpo reage produzindo as lágrimas, que só pioram a situação, visto que há mais água para causar a reação.

Agora que você já sabe o motivo dos seus olhos lacrimejarem, deve ter concluído também que a melhor maneira de se proteger é impedindo que o sulfóxido de tiopropanal entre em contato com os olhos. Uma dica para não sofrer mais com as lágrimas, é utilizar um óculos de proteção, como o de natação e mergulho, usar o ventilador e lavar sempre a cebola enquanto a corta. Outra dica é deixar a cebola por, pelo menos, duas horas na geladeira antes de cortá-la, visto que isso faz com que a reação aconteça em uma velocidade menor.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas